Garanta os benefícios dos óleos essenciais com estas dicas simples

Óleos essenciais são poderosos aliados para a saúde das pessoas e do ambiente

Redação NBE

Redação NBE

30/10/2023
Garanta os benefícios dos óleos essenciais com estas dicas simples AdobeStock/NBE

4 min de leitura

Os óleos essenciais são poderosos aliados na prevenção de doenças e na imunização e assepsia de ambientes. São fartamente utilizados na cosmetologia e podem, inclusive, ser usados na gastronomia.

Sobre a aromaterapia

Na Aromaterapia, o aroma e as partículas liberadas pelos óleos essenciais são grandes aliados para estimular diferentes partes do cérebro e, desta forma, colaborar no tratamento de diversas doenças e mudar a própria “saúde” de um ambiente.

Todo este conhecimento é mais antigo do que se tem notícia. Desde muito tempo as plantas aromáticas fazem parte das intervenções terapêuticas, bem como são indicadas para desenvolver a espiritualidade, vide a tradição no uso de incensos.

Na antiga literatura védica da Índia e nos textos chineses acerca da medicina já apareciam indícios dessa prática há mais de cinco mil anos. O grego Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, também usava a Aromaterapia.

No Brasil, a Aromaterapia é uma terapia complementar aprovada e oferecida pelo SUS, como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

Confira as dicas para diferentes (e fáceis) usos de óleos essenciais que o Nosso Bem Estar selecionou pra você.

Cuida de chimarrão com óleo essencial

No chimarrão

Coloque 3 gotas de óleo essencial de anis estrelado na água do chimarrão. Acrescente o óleo e depois complete a garrafa com água fervente — não fervendo. A garrafa pode ser completada ainda mais duas vezes sem que seja preciso acrescentar mais óleo essencial. O ilicium verum, nome científico do anis estrelado é componente do Tamiflu, medicamento utilizado no combate à gripe H IN I. O chimarrão fica uma delícia e você vai estar fazendo a prevenção e o tratamento de gripes e resfriados.

No chocolate

Experimente tomar um chocolate quente com óleo essencial de laranja doce. Três gotas para um litro de leite são suficientes e o sabor fica uma delícia!

Na lareira

Se você tem lareira em casa, jogue cascas de limão e de laranja no fogo. O óleo essencial que está presente na casca do limão é um poderoso antioxidante e age no sistema imunológico, ativando as defesas do organismo. Já o óleo essencial presente nas cascas da laranja vai aromatizar o ambiente, proporcionando tranquilidade e auxiliando a ter um bom sono.

No fogão

Ponha uma panela ferver com bastante água, cascas de canela, botões de cravo, um galhinho de alecrim. Acrescente 2 gotas de óleo essencial de eucalipto e 2 gotas de óleo essencial de lavanda. Resultado: você e sua família respirando melhor e a casa perfumada e livre de fungos e bactérias.

Na limpeza

Para a limpeza geral da casa misture, em um balde com 5 litros de água: 10 ml de álcool comum, 3 gotas de óleo essencial tea tree e uma gota de óleo essencial lavanda. Passe com pano no piso e em outras partes do ambiente. Desta forma você deixa sua casa livre de germes, bactérias ou vírus e auxilia o meio ambiente evitando o uso de produtos químicos.

Óleo essencial no aromatizador

No aromatizador

Para imunidade - Para aumentar a imunidade da família, aromatize o ambiente com 2 gotas de óleo essencial de laranja doce, uma gota de o.e de eucalipto glóbulos / 2 gotas de óleo essencial de tea tree / 2 gotas de óleo essencial limão siciliano. Pingue as gotas dos óleos essenciais no aromatizador ambiental elétrico e acrescente um pouco de água. Aromatize o ambiente, de preferência, duas vezes ao dia.

Contra odores - Para neutralizar odores de frituras, banheiros ou de casa fechada, borrife no ambiente uma mistura feita com 10 gotas de óleo essencial de eucalipto, 2 gotas de óleo essencial tangerina e 10 gotas de óleo essencial lavanda em um frasco de vidro ou pet com spray. Acrescente aos poucos 100m1 de álcool de cereais e misture bem.

Contra mofo - Para evitar o mofo nos armários faça bolinhas de algodão e pingue 2 gotas de óleo essencial lemongrass, uma gota de óleo essencial hortelã pimenta ou anis estrelado e uma gota de óleo essencial laranja doce. Espalhe as bolinhas dentro de gavetas ou armários.

Livro sobre óleos essenciais

Gostou?

Lembrando que você, leitor do Nosso Bem Estar, tem desconto exclusivo de 5% na aquisição do livro Os Fundamentos Essenciais! Compre através DESTE SITE e digite BEMESTAR na aba cupom desconto para garantir o benefício. Bom proveito!

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Descubra o universo das Cartas Ciganas

O Baralho Cigano (também conhecido como oráculo) se destaca entre as práticas divinatórias e há séculos, tem se mostrado uma fascinante ferramenta de autoconhecimento, repleta de simbolismo e sabedoria ancestral

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Pet na terceira idade?

Cães e gatos precisam de cuidados redobrados na fase de envelhecimento

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Geriatra orienta para o necessário cuidado especial com idosos

Dicas simples podem ajudar idosos atingidos direta ou indiretamente pelas inundações. Acompanhe

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail