Divirta-se no Carnaval e evite a ressaca

Nutricionistas recomendam aliados naturais para curar a ressaca

Redação NBE

Redação NBE

14/02/2023
Divirta-se no Carnaval e evite a ressaca Freepik/NBE

3 min de leitura

A dica de ouro é se hidratar antes, durante e após a folia. Para não se esquecer do consumo durante a diversão, dá para criar lembretes no celular e andar sempre com uma garrafinha de água.

A água de coco é uma excelente aliada para esse momento já que ajuda a repor os eletrólitos e é rica em vitaminas e sais minerais, como potássio e magnésio. A bebida ajuda a controlar a pressão arterial, protege de câimbras e melhora o desempenho físico.

“Consumir bebidas alcoólicas faz com que percamos a água do corpo através da urina, que pode causar desidratação e resultar em sintomas como dor de cabeça, fadiga, mal-estar, sede e náuseas”, relata a nutricionista Beatriz Schwan.

Apostar na água de coco após o alto consumo de bebidas alcóolicas irá promover a reposição de líquido, amenizando os desconfortos causados pela temida ressaca. Quando mais álcool consumido, mais desidratação, por isso é interessante evitar o exagero nas bebidas.

Melancia e abacaxi

Alimentos para antes e durante

Segundo a nutricionista Juliana Vieira, os alimentos de fácil digestão são os mais indicados para a pré-folia.

“Prefira os cereais integrais. Ao escolher as gorduras, opte por aquelas que têm origem vegetal, como os óleos de abacate, soja e coco, que são mais saudáveis. Frutas com alto teor de água, como melancia, melão, abacaxi e laranja, são ótimas opções, podendo ser consumidas in natura e na forma de sucos", indica a nutricionista, alertando que, no verão ou na folia, a recomendação de beber água deve ser ampliada para além dos dois litros diários.

E o que comer entre um bloco e outro? "Alimentos mais leves, que tenham fácil digestão e que ajudem na reposição de água e de sais minerais, perdidos pelo aumento natural da transpiração, como água de coco, barra de proteína, chips in natura, géis de carboidratos", responde a nutricionista.

Alimentos com alto teor de gordura ou de difícil digestão não devem ser consumidos. "Evite temperos gordurosos ou pesados, como maionese, bacon, molhos prontos, carnes gordas e certas leguminosas, como feijão e grão de bico, que são de difícil digestão", pontua.

Água de coco

Para evitar a ressaca

A prevenção é o melhor remédio. "Ressaca é sempre melhor prevenir do que curar. Uma maneira de resolver seria fazer com que o organismo metabolize rapidamente o álcool. Para a sua metabolização, o álcool recruta algumas substâncias específicas, como vitaminas do complexo B, magnésio e zinco (presentes no frango e na lentilha). Logo, uma boa estratégia seria ingerir esses nutrientes nos dias em que for exagerar na bebida”, observa.

Beber bastante água ou água de coco também são indicadas, porque esses líquidos ajudam a desintoxicar mais rápido, eliminando as toxinas, combatendo a desidratação e aliviando, assim, os sintomas da ressaca, como enjoo e mal estar.

Aliados naturais para curar a ressaca

Chá de gengibre

Excelente remédio caseiro para curar a ressaca que ajuda na eliminação do álcool do organismo mais rapidamente, graças a sua ação anti-inflamatória e desintoxicante no organismo.

Ingredientes:

· 2 cm de gengibre fresco ou 1 colher de chá de gengibre em pó;

· 200 ml de água.

Modo de preparo:

Cortar o gengibre em pedacinhos menores e colocar numa panela juntamente com a água. Deixer ferver por 15 minutos. Depois de morno, coar, adoçar com mel e beber aos poucos durante o dia.

Mel, gengibre e limão

Mel

O mel ajuda a reduzir o desconforto da ressaca. Basta tomar 1 colher de sopa de mel a cada 2 horas durante o dia da ressaca. O açúcar natural do mel e as suas características antitóxicas ajudam o corpo a se recuperar e desintoxicar.

Suco cítrico

Este suco cítrico para curar a ressaca constitui um excelente remédio caseiro, pois é rico em vitaminas e minerais perdidos durante o consumo exagerado de álcool.

Ingredientes:

· 2 laranjas;

· ¼ de melão;

· ¼ de abacaxi;

· 1 kiwi.

Modo de preparo:

Para preparar o suco cítrico, basta passar todos os ingredientes pela centrífuga e beber logo a seguir e ir bebendo várias vezes ao dia.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Ano novo chinês mobiliza milhões de pessoas

O ano novo chinês inicia no dia 10 de fevereiro sob a regência do dragão

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

O que fazer para aumentar a imunidade dos cachorros

Confira dicas e procedimentos infalíveis para manter a imunidade do seu Pet em alta

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Porto Alegre saúda a Rainha das Águas

Uma cidade banhada por um imenso lago só poderia ter como padroeira uma santa ligada às águas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail