Conhece a história do carnaval?

E pensar que o nome tem origem vegetariana

Redação NBE

Redação NBE

12/02/2023
Conhece a história do carnaval? Adobe Stovk NBE

3 min de leitura

O carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo como uma forma de suspender a vida diária e extrapolar fronteiras.

Apesar de ter origem incerta, acredita-se que o carnaval tenha surgido ainda na Antiguidade, por volta do ano 520 a. C., na Grécia.

Era uma festa realizada em torno do deus Dionísio em celebração à chegada da primavera e da fertilidade. Nos primeiros anos da era cristã, a comemoração tornou-se popular na Roma Antiga.

A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”.

Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos nesse período.

Entrudo - Cena de Carnaval (1823), Jean-Baptiste Debret

Abre alas no Brasil

No Brasil, teve início, em torno do século XVII, quando os portugueses introduziram o “entrudo”, uma brincadeira popular da região de Açores e de Cabo Verde que acontecia três dias antes do início da quaresma, na qual as pessoas jogavam, umas nas outras, água, ovos e farinha.

Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar.

As marchinhas de carnaval surgiram no século XIX, destacando-se a figura de Chiquinha Gonzaga, bem como sua música “Ô abre alas”.

O samba somente surgiu por volta da década de 1910, com a música “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se, ao longo do tempo, o legítimo representante musical do Carnaval.

Na virada do século XIX para o XX, surgiam na Bahia, os primeiros afoxés (ritmo musical) com o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas. Por volta do mesmo período, o frevo passou a ser praticado no Recife, e o maracatu ganhou as ruas de Olinda.

Ao longo do século XX, o Carnaval popularizou-se ainda mais no Brasil e conheceu uma diversidade de formas de realização.

O surgimento nas escolas

Entre as classes populares, surgiram as escolas de samba, na década de 1920.

Considera-se que a primeira escola de samba teria sido a “Deixa Falar”, fundada em 1928, que daria origem à escola Estácio de Sá. Outra escola de samba pioneira foi a “Vai como Pode”, que atualmente é conhecida como Portela.

As escolas de samba eram o desenvolvimento dos cordões e ranchos, e a primeira disputa entre elas ocorreu no Rio de Janeiro, em 1932.

As marchinhas conviveram em notoriedade com o samba a partir da década de 1930. Uma das mais famosas marchinhas foi “Os cabelos da mulata”, de Lamartine Babo e os Irmãos Valença. Essa década ficou conhecida como a era das marchinhas.

Bahia legou o Trio Elétrico

Em 1950, na cidade de Salvador, o Trio Elétrico surgiu após Dodô e Osmar utilizarem um antigo caminhão para colocar em sua caçamba instrumentos musicais por eles tocados e amplificados por alto-falante, desfilando pelas ruas da cidade.

O nome “trio elétrico” somente foi utilizado um ano depois, quando Temistócles Aragão foi convidado pelos dois.

O Trio Elétrico conheceria transformação em 1979, quando Morais Moreira adicionou o batuque dos afoxés à composição. Novo sucesso foi dado aos trios elétricos, que passaram a ser adotados em várias partes do Brasil.

Em 1984 seria criada no Rio de Janeiro a Passarela do Samba, ou Sambódromo. Com um desenho arquitetônico realizado por Oscar Niemayer, a edificação passou a ser um dos principais símbolos do carnaval brasileiro.

Em 2023, acontece a retomada plena dos desfiles das escolas de samba – suspensos totalmente ou em parte durante a pandemia.

O Brasil e o mundo se preparam para acompanhar a cultura, a arte, as cores e a liberdade do carnaval, neste ano com a marca de um povo que busca se reconstruir e retomar como nação da alegria.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

O que as cartas dizem?

Conheça detalhes dessa prática que há séculos desperta curiosidade e fascínio nas pessoas, além de ser um dos oráculos mais consultados do mundo

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Focaccia: abocanhe seu pedaço!

Versátil, saborosa, aromática… não faltam adjetivos para a Focaccia - uma preparação que conquistou o paladar dos brasileiros e hoje figura soberba nas padarias e delicatessens espalhadas pelo país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Cabelos pedem mais atenção no Outono

Cabeleireira dá dicas eficientes para cuidar dos cabelos nesta época do ano

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail