Nutricionista orienta para boas escolhas alimentares
Saiba quais os nutrientes adequados para fortalecer o sistema imunológico

2 min de leitura
Nos últimos anos, a ciência vem mostrando que a alimentação pode fortalecer – ou sabotar – nosso sistema imunológico, esse poderoso exército que nos protege de bactérias, vírus e inflamações.
A nutricionista da mulher Ana Julia Rebellatto explica como as defesas do nosso organismo podem ser diretamente impactadas pelo que colocamos no prato. Acompanhe:
NBE - De que forma a alimentação influencia diretamente o fortalecimento do sistema imunológico?
Ana Julia - A alimentação fornece os nutrientes que o corpo precisa para produzir células de defesa, manter barreiras de proteção (como mucosas saudáveis) e equilibrar a microbiota intestinal (que participa diretamente da resposta imunológica). Sem nutrientes adequados, o sistema imunológico enfraquece e fica mais suscetível a infecções.
NBE - Quais são os principais alimentos ou grupos alimentares que ajudam a manter a imunidade em alta?
Ana Julia - Proteínas, alimentos ricos em vitaminas A, C, D, E, zinco, ferro e selênio são essenciais. Isso inclui frutas cítricas, vegetais coloridos, oleaginosas, sementes, ovos, peixes, leguminosas, grãos integrais e alimentos fermentados. Uma alimentação variada e rica em fibras também ajuda a manter o intestino saudável, o que é fundamental para a imunidade.
NBE - Em períodos de maior vulnerabilidade, como estresse ou mudanças de clima, quais ajustes alimentares são recomendados?
Ana Julia - Nestes momentos, é importante priorizar alimentos naturais e ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas e cítricas, verduras e chás. Reduzir o consumo de açúcar, álcool e ultraprocessados também é fundamental. Beber bastante água, manter refeições equilibradas ao longo do dia e incluir fontes de ômega-3 (como peixes ou linhaça) também fortalecem a resposta imunológica.
NBE - Probióticos, prebióticos e alimentos fermentados realmente ajudam na imunidade? Como devem ser consumidos?
Ana Julia - Sim**. Eles ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, que é uma “precursora” de boa parte da imunidade.** Probióticos são bactérias boas que ajudam a manter uma boa saúde intestinal, e estão presentes em alimentos como kefir e iogurte natural ou como forma de suplementação orientada por profissionais da saúde. Prebióticos são fibras que alimentam essas bactérias boas e estão em alimentos como frutas, aveia, cebola, alho e alho-poró. O ideal é consumi-los diariamente, de forma variada e junto com uma alimentação equilibrada.