Nutricionista orienta para boas escolhas alimentares

Saiba quais os nutrientes adequados para fortalecer o sistema imunológico

Redação NBE

Redação NBE

22/07/2025
Nutricionista orienta para boas escolhas alimentares Adobe Stock/NBE

2 min de leitura

Nos últimos anos, a ciência vem mostrando que a alimentação pode fortalecer – ou sabotar – nosso sistema imunológico, esse poderoso exército que nos protege de bactérias, vírus e inflamações.

A nutricionista da mulher Ana Julia Rebellatto explica como as defesas do nosso organismo podem ser diretamente impactadas pelo que colocamos no prato. Acompanhe:

NBE - De que forma a alimentação influencia diretamente o fortalecimento do sistema imunológico?

Ana Julia - A alimentação fornece os nutrientes que o corpo precisa para produzir células de defesa, manter barreiras de proteção (como mucosas saudáveis) e equilibrar a microbiota intestinal (que participa diretamente da resposta imunológica). Sem nutrientes adequados, o sistema imunológico enfraquece e fica mais suscetível a infecções.

NBE - Quais são os principais alimentos ou grupos alimentares que ajudam a manter a imunidade em alta?

Ana Julia - Proteínas, alimentos ricos em vitaminas A, C, D, E, zinco, ferro e selênio são essenciais. Isso inclui frutas cítricas, vegetais coloridos, oleaginosas, sementes, ovos, peixes, leguminosas, grãos integrais e alimentos fermentados. Uma alimentação variada e rica em fibras também ajuda a manter o intestino saudável, o que é fundamental para a imunidade.

Mulher sentada sorrindo

NBE - Em períodos de maior vulnerabilidade, como estresse ou mudanças de clima, quais ajustes alimentares são recomendados?

Ana Julia - Nestes momentos, é importante priorizar alimentos naturais e ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas e cítricas, verduras e chás. Reduzir o consumo de açúcar, álcool e ultraprocessados também é fundamental. Beber bastante água, manter refeições equilibradas ao longo do dia e incluir fontes de ômega-3 (como peixes ou linhaça) também fortalecem a resposta imunológica.

NBE - Probióticos, prebióticos e alimentos fermentados realmente ajudam na imunidade? Como devem ser consumidos?

Ana Julia - Sim**. Eles ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, que é uma “precursora” de boa parte da imunidade.** Probióticos são bactérias boas que ajudam a manter uma boa saúde intestinal, e estão presentes em alimentos como kefir e iogurte natural ou como forma de suplementação orientada por profissionais da saúde. Prebióticos são fibras que alimentam essas bactérias boas e estão em alimentos como frutas, aveia, cebola, alho e alho-poró. O ideal é consumi-los diariamente, de forma variada e junto com uma alimentação equilibrada.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Crise climática também é crise de saúde

“A COP 30 representa uma oportunidade histórica de reafirmar que não há saúde humana possível em um planeta doente”

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Um amor de morango

Conhece os benefícios do morango para a saúde?

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Comida se come com os olhos ou com a boca?

Será que toda comida precisa ser bonita? Essa é uma pergunta que vale a pena pensar

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail