A Psiconeuroimunologia explica
Saiba como os estados emocionais influenciam nosso sistema de defesa

2 min de leitura
Você já se deu conta de como momentos de estresse ou tensão podem afetar sua saúde? Lembra de ter atravessado um período de tristeza crônica que pareceu abrir as portas para gripes, resfriados ou alergias?
Pois é, campos de estudo como a Psiconeuroimunologia têm mostrado o que a sabedoria popular já afirmava: nosso estado emocional influencia – de forma positiva ou negativa – o sistema de defesa do nosso organismo.
Sentimentos como raiva, solidão, medo ou ansiedade podem enfraquecer nosso sistema imunológico - ao contrário de alegria, bem-estar e vínculos afetivos profundos, que têm o potencial de fortalecê-lo.
Psiconeuroimunologia
Os estudos ligados à Psiconeuroimunologia (PNI) surgiram nos anos 1970, mas o termo só seria formalizado em 1981, pelo cofundador – o psicólogo e acadêmico americano Robert Ader (1932-2011).
A partir daí, a disciplina seguiu explorando a relação entre cérebro, comportamento e sistema imunológico. No decorrer desses estudos, a PNI tem mostrado que o sistema imunológico se comunica com outros sistemas do organismo (como o nervoso e endócrino), sendo também influenciado por eles. Essa troca de informações acontece nos dois sentidos – ou seja, um sistema pode afetar o outro e vice-versa.
Terapias Integrativas
Nesse contexto, torna-se essencial que cuidemos de nossa saúde considerando a abordagem física, mental e emocional. E para isso, contamos também com as terapias integrativas, reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) - aliadas na busca pelo equilíbrio e bem-estar.
Aqui no Brasil temos as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) – abordagens terapêuticas que têm como objetivo promover a saúde e prevenir agravos, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.
Estas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.