Missô é fonte de saúde

Os benefícios são incontáveis e o sabor é uma delícia

Redação NBE

Redação NBE

02/07/2022
Missô é fonte de saúde AdobeStock/NBE

2 min de leitura

Muito usado na culinária japonesa, o missô é um ingrediente feito a partir da fermentação de grãos e cereais (em especial, soja, arroz ou cevada) que rende ótimas receitas.

Conhecedora dos benefícios do missô para a saúde, a Família Hattori trouxe a tradição de seu uso na culinária quando migrou do Japão para o Brasil em 1956. Atendendo pedidos de grupos macrobióticos, passou a comercializar este e outros produtos nas feiras ecológicas e em lojas de vários estados brasileiros.

Os produtos da Família Hattori têm origem orgânica e são certificados pela Ecovida. Conheça mais sobre a interessante história destes produtores em nossobemestar.com

Benefícios do missô para a saúde

Fonte de nutrientes

Rico em proteínas e vitaminas do complexo B. Fonte de cobre, manganês, zinco, vitamina E e vitamina K.

Fonte de probióticos

Ao passar pelo processo de fermentação, o missô torna-se rico em enzimas e bactérias benéficas (probióticos), essenciais para a boa saúde. Os probióticos ajudam a combater problemas digestivos provocados pelo desequilíbrio das bactérias intestinais, como prisão de ventre, diarreia, gases, inchaço e síndrome do intestino irritável.

Fonte de antioxidantes

O missô é rico em antioxidantes, substâncias que ajudam a combater os radicais livres, que prejudicam o organismo e estão associados ao desenvolvimento de doenças como câncer, artrite e problemas no coração.

Auxílio ao sistema imunológico

A adição de probióticos e enzimas na alimentação ajuda a fortalecer a flora intestinal, melhorando a imunidade e reduzindo o crescimento de bactérias maléficas.

Como usar:

O missô pode ser usado para incrementar diferentes receitas: em sopas – em especial a tradicional Missoshiro -, saladas, molhos e, inclusive, como parte do desjejum, especialmente nesta época de inverno. Por ser um alimento vivo, não deve ser fervido. Acrescente sempre no final.

O Caldo de Missô pode substituir o café da manhã. Em uma xícara de água quente, dissolva uma colher (de café) de missô. Aos poucos você vai modulando a quantidade e o sabor.

Mas atenção: o missô é rico em sal e deve ser consumido com moderação para o melhor efeito de todos benefícios deste alimento.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Conhece os benefícios da Dieta Anti-Ama?

Experimente uma dieta leve, de fácil digestão e energizante

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Manual ensina uso de plantas medicinais

Baixe o seu exemplar

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Clareando o que estava oculto

Depoimentos sobre a Nova Medicina Germânica

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail