Conheça os benefícios e as diferentes formas de utilização do coco para a saúde e a beleza
Mais um presente saudável da Índia para as Américas, o coco é saudável e muito versátil
3 min de leitura
Originário da Índia, o coqueiro foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século XVI, a partir das ilhas de Cabo Verde. Reza a lenda também que, como o coco é um fruto pouco denso que flutua, os frutos teriam chegado na costa boiando e se estabelecido (com gosto) na terra brasilis. A sua propagação pelas correntes marinhas fez com que o coqueiro-gigante se espalhasse para o Caribe e toda a costa atlântica da América.
Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor de coco verde do mundo, com a produção concentrada nos estados da Bahia, Sergipe e Ceará. A região do Vale do São Francisco, no sertão pernambucano, é a que apresenta a maior produtividade
Até pouco tempo, quando se falava em consumir coco significava beber a água, comer a polpa ou utilizar a fruta ralada e seu leite em diversas preparações doces.
Mais recentemente, o óleo de coco também se popularizou. Confira as diferentes formas de consumo desta saborosa e nutritiva fruta.
Água de coco
A água de coco é uma bebida excelente para hidratar o corpo e recuperar o cansaço dos exercícios físicos, já que ela repõe as quantidades necessárias de sódio que o organismo precisa, na medida exata.
Para aproveitar os benefícios da água de coco, recomenda-se beber direto da fruta, de preferência a verde, ou então verificar os rótulos das caixinhas com atenção, preferindo pela marca que contiver conteúdo original e livre de conservantes.
São muitos os benefícios. Veja alguns:
- Rejuvenesce e previne contra o câncer
- Evita a desidratação
- Sua ingestão hidrata todo o corpo, com reflexos na pele e cabelos
- Fortalece o sistema imunológico
- Excelente para a flora intestinal
- Ótimo para os rins e o coração
- Combustível para os músculos
- Auxilia na perda de peso
- Bom para o cansaço e estresse
- Controla a pressão
- Desintoxicante
Farinha de coco
Super rica em fibras. Aliada especialmente dos diabéticos porque reduz as concentrações de glicose no sangue quando é consumida regularmente.
Pode favorecer o emagrecimento, pois contribui com o aumento da sensação de saciedade. Por sua utilização variada, em bolos, pães, tortas, biscoitos, etc., pode substituir o trigo nas preparações.
É excelente como lanche, juntamente com frutas, iogurte ou em vitaminas.
Açúcar de coco
Esse tipo de produto é mais nutritivo e vitaminado do que o açúcar de cana tipo refinado, mas deve ser consumido com moderação, assim como qualquer tipo de açúcar, pois o excesso de doce, de qualquer forma, é prejudicial.
Leite de coco
Quem nunca comeu um doce feito com leite de coco? Contudo, o leite que vamos citar agora não vai em preparações culinárias, ele serve para beber. Esse produto tem ganhado destaque à mesa, especialmente para os intolerantes à lactose, concorrendo com leite de amêndoas, de arroz, etc.
Óleo de coco
A lista dos benefícios do óleo de coco é imensa. Melhora a digestão, pois ajuda o corpo a absorver vitaminas, cálcio e magnésio solúveis em gordura, colabora na saúde intestinal, destruindo bactérias maléficas e cândida, reduz os sintomas da doença da vesícula biliar e ameniza a tensão no pâncreas, entre tantos outros benefícios no uso interno.
Segundo a pesquisa publicada na revista médica Food and Function, o óleo de coco melhora os níveis de antioxidantes e pode retardar o envelhecimento.
Experimente usar como hidratante para pele e cabelos. Você vai se surpreender com este novo – e econômico – aliado da beleza.
Mas atenção: dê sempre preferência pelo óleo de coco extra virgem.