Conheça os benefícios da hortelã

Uso tem fins medicinais e na gastronomia

Redação NBE

Redação NBE

14/10/2022
 Conheça os benefícios da hortelã Adobe Stock

2 min de leitura

A hortelã possui propriedades que ajudam a tratar diversos problemas digestivos como a má digestão, vômitos, náuseas, inchaço abdominal, gases e acidez, além de ter efeito calmante e sedativo que contribui para diminuir os níveis de ansiedade, melhorando o humor e a qualidade do sono.

“O chá de hortelã tem sido muito utilizado para fins medicinais, por conta das substâncias existentes em sua composição, como o mentol e o limoneno, que são anti-inflamatórias, antioxidantes, digestivas, analgésicas, e descongestionantes”, explica a nutricionista da Iron Saúde Digital, Francianny Marília. “Contém propriedades antibacterianas que atuam contra as bactérias que podem causar a infecção intestinal e nas vias respiratórias”, complementa.

Também é indicada para aliviar as dores de cabeça e enxaqueca e diminuir as cólicas menstruais. Estudos apontam que o chá da planta ajuda as mulheres nas alterações hormonais, pois equilibra os níveis dos hormônios femininos e diminui os níveis de androgênios. Mas, a nutricionista alerta para o cuidado no uso por mulheres grávidas, crianças menores de cinco anos, pessoas com refluxo grave e hérnia de hiato, com problemas renais e/ou danos no fígado.

Existem diversas espécies de hortelã, somando mais de 25 tipos. As mais conhecidas no Brasil são Mentha Piperita, e a Mentha Spicata, mas também contamos com a Hyotis crenata. A diferença entre as espécies está no formato das folhas, dos caules, da coloração, do odor e do sabor. As vitaminas A, C e do complexo B estão presentes na erva, que contém ainda fósforo, ferro e potássio.

Para consumir a hortelã

O melhor é consumir a hortelã na forma de folhas frescas. Vale colocá-la na salada, na sopa, como tempero de molhos, na água aromatizada, batida com suco de frutas e nos chás.

Como fazer o chá?

Coloque as folhas de hortelã frescas ou secas em água fervendo. Aos poucos você vai dosar a quantidade a seu gosto. Tampe durante cinco minutos, coe e beba o chá ao longo do dia.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Precisamos falar sobre psoríase

Causas e tratamentos já são conhecidos

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Quer perder peso?

Sono regular e meditação são ótimos aliados

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Outubro Rosa terá Yoga Hormonal gratuito

Professora Lis Caberlon vai compartilhar os benefícios do método

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail