Como prevenir as alergias da Primavera?

Para prevenir as alergias de Primavera, comece com a limpeza

Redação NBE

Redação NBE

06/11/2023
Como prevenir as alergias da Primavera? AdobeStock/NBE

3 min de leitura

A Primavera de 2023 está atípica, com muita chuva nas regiões Sul e Sudeste – o que até favorece as pessoas acometidas pelas alergias de primavera. Isto porque, com o tempo úmido, o pólen das flores fica reduzido no ar, tornando menos frequentes as crises alérgicas de quem é sensível.

Além do pólen das flores, o clima seco provoca o aumento da poeira e da poluição transportada pelo ar, causando uma piora significativa no quadro do paciente. Os pelos de animais, ácaros, fungos e até mesmo alguns insetos também são considerados alérgenos e afetam as pessoas sensíveis com maior ou menor intensidade, dependendo do grau da alergia.

Rinite, sinusite, asma, alergias cutâneas e a conjuntivite podem ser definidas como os casos alérgicos mais registrados durante a estação da Primavera. A rinite é causada pela infecção por vírus e bactérias que levam à inflamação da mucosa nasal e a sinusite, normalmente, é consequência de um agravamento da rinite alérgica.

O paciente com sinusite apresenta inflamação nos seios paranasais e as cavidades entre os ossos da face, que causam dores de cabeça ao acordar, dores no rosto e, por vezes, nos dentes da arcada superior. Além disso, é muito comum o surgimento de muco, que contribui para a congestão nasal e tosse.

Medidas fáceis para prevenir

Para prevenir as reações alérgicas, é muito importante que o local onde a pessoa passa a maior parte do tempo, principalmente o quarto em que dorme, esteja totalmente livre dos alérgenos, e isso inclui limpezas frequentes do ambiente.

Mulher passando aspirador de pó para evitar alergias de primavera

Acabe com o pó

Utilize aspirador de pó em vez de vassouras para não levantar poeira e, em seguida, finalize passando um pano úmido no chão e nos móveis do cômodo. Existe um tipo de filtro especial para aspiradores de pó (HEPA) que ajuda na captação de bactérias, ácaros e fungos. Sua utilização é extremamente recomendável para combater os alérgenos e impedir o agravamento dos sintomas da alergia.

Cuidado com os tecidos na decoração

Troque as cortinas por persianas para evitar o acúmulo dos alérgenos e facilitar a higienização. Os tapetes e carpetes comuns podem ser retirados ou dar lugar a materiais emborrachado (E.V.A), que permitem uma lavagem mais fácil e reduzem o acúmulo dos reagentes alérgicos. Mantenha limpas as capas de sofá, almofadas, travesseiros, colchões e os seus queridos “ursinhos de pelúcia”.

Menos é mais

Tente reduzir a quantidade de objetos nos cômodos, pelo menos no quarto, pois eles são acumuladores de poeira e dão trabalho para limpar. Também dê preferência para edredons ao invés de cobertores e tenha o hábito de lavá-los frequentemente.

Ar limpo de verdade

Lembre-se de trocar os filtros do aparelho de ar condicionado. É fundamental para combater a dispersão de alérgenos na casa.

Respire melhor

O cigarro também deve ser evitado dentro de casa. Tintas, perfumes e produtos de limpeza exalam cheiros fortes e são extremamente incômodos para quem é alérgico, desencadeando reações nada agradáveis.

Gato fora de casa para evitar alergias de primavera

Cada um no seu quadrado

Animal de estimação - Você não precisa se desfazer do seu para reduzir as crises alérgicas. Basta deixá-lo do lado de fora da casa ou, se não tiver um quintal, evitar pelo menos que ele circule pelo quarto em que você dorme.

Procure ajuda

O controle ambiental é fundamental para aliviar os sintomas, mas, caso estes persistirem, consulte um terapeuta de confiança. Muitos pacientes encontram a solução na Ayurveda, na Aromaterapia, na Terapia Floral, na Homeopatia ou em outras terapias complementares. Mas alguns pacientes não conseguem sucesso com as terapias e precisam recorrer à medicina convencional. Se este for o seu caso, é recomendável consultar o médico de sua confiança para a prescrição adequada ao seu caso.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Reiki: saiba mais sobre essa terapia milenar e seus benefícios

Técnica tem origem japonesa e utiliza a energia vital para restaurar a harmonia física, mental, espiritual e emocional dos pacientes, promovendo saúde e bem-estar

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Aproveite mais de cem receitas com pinhão

A safra deste ano promete fartura. Ótimo para combinar o sabor maravilhoso do pinhão com sua riqueza nutricional

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Atividade física regular melhora humor e combate estresse

Treinar libera os chamados “hormônios da felicidade”, promovendo saúde física, mental e emocional

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail