Carvão ativado é carvão do bem

Conheça os benefícios e a importância do carvão vegetal ativado para promover a desintoxicação

Redação NBE

Redação NBE

25/01/2024
Carvão ativado é carvão do bem Adobe Stock/NBE

2 min de leitura

A medicina natural costuma se utilizar dos benefícios do carvão ativado na tentativa de promover e auxiliar a desintoxicação corporal, seja para prevenir ou tratar intoxicações por medicamentos ou alimentos, por envenenamento, para eliminar gases em excesso, amenizar os sintomas da diarreia, melhorar o mau hálito e dores estomacais. De forma profilática, os idosos costumam se beneficiar também, prevenindo-se de gripes, resfriados e outras doenças.

O carvão ativado é obtido da queima em altas temperaturas e tem a superfície bastante porosa. Por conta disto, ele é capaz de reter, em seu interior e poros, impurezas e substâncias tóxicas. Dentro do nosso corpo, o carvão ativado pode captar gases e micro-organismos provenientes da digestão e decomposição alimentar no intestino.

Utilizar o carvão vegetal ativado é uma forma de promover a limpeza do organismo quando o indivíduo consome em excesso produtos industrializados, alimentos cultivados com agrotóxicos, água não purificada, ou ainda aqueles que vivem em locais com poluição do ar extrema, como as grandes cidades.

Pessoa segurando comprimidos de carvão ativado

Efeitos colaterais

Todo suplemento pode causar alguns efeitos colaterais que nem sempre necessitam de atenção médica, podendo desaparecer em alguns dias ou com a suspensão do uso. No entanto, sempre pergunte ao seu médico quais são os efeitos esperados para aquele produto e quando você deve se preocupar com eles.

Caso tome o carvão ativado por conta própria, fique atento a alguns sinais, como:

  • Dor ou inchaço no estômago;
  • Diarreia;
  • Constipação;
  • Vômitos;
  • Fezes pretas (comum).

Precauções e uso

Embora seja um produto utilizado há centenas de anos e considerado natural, muitas vezes sem precisar de receita médica para obtê-lo, pergunte ao seu médico de confiança se você pode utilizá-lo, pois nem sempre ele pode ser indicado para você. Ele não deve ser ingerido, por exemplo, por pessoas com alterações gástricas (úlceras), doenças inflamatórias intestinais, câncer, em tratamento contínuo com medicamentos, e assim por diante.

Pó de carvão ativado ao lado de cápsula

O carvão ativado é vendido em cápsulas, pó e tabletes. Dependendo do uso, necessidade, peso, idade e histórico clínico, a dose pode variar. Sendo assim, sempre procure um médico ou nutricionista que entenda do assunto para orientar sobre o uso e a dose.

Outros usos

Utilizar o carvão ativado para purificar o ambiente, a água (filtros de barro, por exemplo) e os alimentos e fertilizar o solo são práticas milenares.

Outros usos são retirar cor de fármacos, eliminar odores da geladeira, filtragem de água, neutralizar gases poluentes das chaminés das indústrias, e assim por diante.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Peixinho da horta: o peixe que não é peixe

Saiba como preparar o peixinho da horta, que traz benefícios para a saúde e o sabor do peixe sem a crueldade da pesca

Fernanda Moraes

Fernanda Moraes

blog photo

Você conhece os benefícios do neem?

Não é raro encontrar árvores de neem ornamentando residências e até mesmo palácios na Índia, onde a planta é reverenciada por seus tantos benefícios

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novo ano, novos hábitos

O início do ano é um ótimo momento para abandonar de vez o sedentarismo e encarar novos hábitos, como a prática regular de exercícios físicos

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail