6 dicas para se alimentar bem no verão

Veja as dicas do que comer para aproveitar bem a estação e não se esqueça: hidratação é sinônimo de saúde e beleza

Redação NBE

Redação NBE

09/01/2024
6 dicas para se alimentar bem no verão Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

Aproveite o verão para consumir legumes, verduras e frutas à vontade. Eles são de fácil digestão e evitam aquela sensação de empachamento que pode comprometer sua disposição para as atividades. As saladas podem ser temperadas com azeite, vinagre e limão.

Importante: evite comer maionese de batatas fora de casa nessa época do ano, pois podem conter ovos crus contaminados por bactérias como a perigosa salmonela. Em casa, opte por receitas somente com ovos cozidos.

Lembre-se que sua saúde é o mais importante, por isso não a sacrifique aderindo a dietas milagrosas que colocam em risco o seu bem-estar.

Invista na reeducação alimentar e divirta-se. Afinal de contas você só pode aproveitar o verão uma vez por ano.

Fontes de energia

Os alimentos que são ricos em carboidratos complexos, como os cereais integrais, frutas, verduras, arroz e feijão, são uma ótima fonte de energia e ajudam a regular a quantidade de açúcar no sangue. Evite o consumo de açúcar e doces em geral, pois eles são absorvidos rapidamente, elevando em picos a quantidade de açúcar no sangue, o que não é recomendável.

Petiscos naturais

Evite alimentos ricos em gorduras, como manteiga, creme de leite, margarina, bacon, óleo vegetal. Além disso, mantenha distância de petiscos e aperitivos calóricos (os famosos “tira-gostos”, como o amendoim, salgadinhos industrializados, condimentados e batatas fritas).

Uma boa opção é substituí-los por legumes temperados e cortados em tiras (pepinos, cenouras, abobrinhas etc.) ou queijo branco temperado com azeite e orégano.

Lanches

Sanduíches naturais são deliciosos, porém não substituem uma refeição e devem ser preparados na hora que forem consumidos. Eles podem ser uma opção nos lanches durante a manhã e à tarde, como acompanhamento aos sucos.

Prato com sanduíche

Para a pele

Os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável, combatendo os radicais livres. Recomenda-se a ingestão de frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).

Para o bronzeado

O betacaroteno ajuda na obtenção e manutenção de um bronzeado mais intenso, por isso o melhor é iniciar a ingestão de alimentos ricos nessa substância 15 dias antes do veraneio, mantendo a ingestão durante todo o verão. Alimentos ricos em betacaroteno geralmente têm coloração amarelada ou alaranjada, como a cenoura, a abóbora, o damasco, a laranja, o mamão, a manga e o pêssego.

Ah, o sorvete!

Respeite aquela vontade irresistível de tomar sorvete, mas escolha os sorvetes à base de frutas ou frozen yogurte, sem coberturas, caldas e outras delícias.

Mesa com frutas congeladas e sorvete de frutas

Preparados com açaí são uma ótima maneira de resfriar o corpo e repor as energias gastas com o excesso de atividades físicas. No entanto, evite o consumo exagerado de açaí, pois ele é bastante calórico, devendo ser ingerido após o treino e não antes do treino.

Hidratação

Se você pratica exercício físico, esteja mais atento à reposição de líquidos e sais minerais; uma opção é o consumo de bebidas isotônicas durante o exercício. Recomenda-se a ingestão de no mínimo três litros de líquido por dia.

Mantenha seu organismo bem hidratado e abuse de água, sucos naturais e bebidas isotônicas, repondo assim os sais perdidos com a transpiração. Tente evitar sucos industrializados, pois eles contêm grande quantidade de açúcar e conservantes.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Peixinho da horta: o peixe que não é peixe

Saiba como preparar o peixinho da horta, que traz benefícios para a saúde e o sabor do peixe sem a crueldade da pesca

Fernanda Moraes

Fernanda Moraes

blog photo

Você conhece os benefícios do neem?

Não é raro encontrar árvores de neem ornamentando residências e até mesmo palácios na Índia, onde a planta é reverenciada por seus tantos benefícios

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novo ano, novos hábitos

O início do ano é um ótimo momento para abandonar de vez o sedentarismo e encarar novos hábitos, como a prática regular de exercícios físicos

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail