Jardins Criativos ganham vida na Serra Gaúcha

Iniciativa contempla a criação artística, a educação ambiental e a participação comunitário através de plantios e colheitas de alimentos

Redação NBE

Redação NBE

13/03/2025
Jardins Criativos ganham vida na Serra Gaúcha Guilherme Biegelmeyer

4 min de leitura

“Jardins Criativos” é um projeto da fotógrafa Liliane Giordano aprovado pelo edital Territórios Criativos – RS Seguro e será desenvolvido no bairro Santa Fé (o terceiro mais populoso de Caxias do Sul, com mais de 18 mil moradores), mais especificamente no reconhecido Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo – SCFV. A entidade quase cinquentenária está instalada no coração do bairro e atende 230 crianças e adolescentes de cinco a 15 anos.

Sobre o projeto

O projeto propõe a criação de jardins criativos e comestíveis ao mesmo tempo em que promove a criação artística, a segurança alimentar, a educação ambiental, a inclusão social e o desenvolvimento de uma comunidade mais sustentável e conectada com a natureza e com a arte.

Inspirado nos princípios da Permacultura e nos projetos artísticos de Land Art da ONG Dia da Terra, o projeto contará com a participação ativa da comunidade local, especialmente crianças e adolescentes, oferecendo oficinas, palestras e atividades práticas para a construção e manutenção dos jardins.

Para a realizadora do projeto, Liliane Giordano, o bairro Santa Fé apresenta desafios sociais e ambientais que podem ser mitigados através de iniciativas como a criação de jardins comunitários. A produção de alimentos frescos e saudáveis, a promoção da educação ambiental e a construção de espaços verdes contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A escolha pelo Santa Fé busca reduzir a vulnerabilidade social e ambiental, os casos de violência e a melhoria da qualidade de vida dos moradores, transformando o bairro em um exemplo de desenvolvimento sustentável e criativo.

“O objetivo é transformar o local em um espaço vivo e pulsante, um oásis de arte, natureza e inclusão a partir dos jardins criativos que transcendam a mera estética, promovam um profundo impacto social e ambiental e se torne um verdadeiro jardim de oportunidades, inclusão, acessibilidade e de bem-estar de todos”, destaca a fotógrafa.

Vista áerea do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo

O projeto prevê também a realização de oficinas práticas de permacultura, gastronomia, grafite, fotografia, além de mutirões de plantio e compostagem e palestras com integrantes do projeto.

Land Art

No projeto "Jardins Criativos", o artista francês, Jean Paul Ganem será responsável pelo design do jardim criativo comestível, integrando arte e práticas sustentáveis via a criação de uma obra perene de Land Art.

A participação do artista trará um diferencial significativo ao projeto, transformando os jardins em verdadeiras obras de arte e atraindo a atenção da comunidade. A integração da arte à natureza estimulará a criatividade e a imaginação, fortalecendo o vínculo das pessoas com o espaço.

Os Graffitis, com a assinatura de Emerson Lima, morador do bairro, além de embelezar o espaço, se tornarão um verdadeiro cartão de visitas, atraindo a atenção de visitantes e fortalecendo o sentimento de pertencimento dos moradores.

Equipe artística:

Jean Paul Ganem: é um destacado artista plástico francês especializado em Land Art, com uma carreira internacional marcada por mais de 50 projetos que integram arte e natureza. Seus trabalhos incluem o Le Jardin des Capteurs em Montreal, que transformou um aterro sanitário em um parque comunitário, e o Singhampton Project, que combina gastronomia e paisagismo. No Brasil, Ganem criou o boulevard externo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a obra “Caminhos do Rio” no Jardim Botânico de São Paulo. Sua abordagem é conhecida por promover a sustentabilidade e a participação comunitária através de intervenções artísticas.

Dois homens em frente a muro desenhado

Foto: Naila Broisler

Liliane Giordano: é uma reconhecida fotógrafa e diretora criativa com mais de 20 anos de experiência. Fundadora e diretora da Sala de Fotografia, ela é conhecida por seu trabalho na captura e ensino da arte fotográfica. Giordano também atua como curadora independente e consultora em inovação e tecnologia. Seu trabalho fotográfico abrange desde a criação de narrativas visuais a projetos de preservação da memória. Sua abordagem fotográfica se destaca pela exploração profunda de temas e pela capacidade de conectar o público com a riqueza da arte e da história.

Mulher sorrindo

Emerson Sutil Lima: um talentoso grafiteiro nascido e criado no Santa Fé, irá transformar as paredes e contribuir para a transformação da sua comunidade. Com sua arte urbana, ele cria um diálogo visual entre os jardins e as ruas, tornando o bairro um espaço mais bonito e inspirador. Através de suas obras, Emerson busca conectar as pessoas com a natureza, com a história do bairro e com a arte, fortalecendo o senso de comunidade e promovendo o desenvolvimento cultural da região.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Política Nacional de Incentivo à Visitação de Unidades de Conservação entra em vigor

Norma estabelece diretrizes para promover acesso público às UCs e prevê gratuidade para pessoas locais e de baixa renda

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Canela Cineclube promove cinema gratuito com tema ambiental

Sessão de cinema aliada a reflexões sobre o meio ambiente é aberta a toda a comunidade

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Semana do Meio Ambiente em Porto Alegre denuncia a PL da Devastação

A abertura da Semana do Meio Ambiente da capital gaúcha acontece no domingo, 1º de junho, às 10h no Parque da Redenção

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail