Guia para visitar as highlands gaúchas

O Guia revela 96 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Cambará do Sul

Redação NBE

Redação NBE

11/01/2022
Guia para visitar as highlands gaúchas Rose Brogliato

3 min de leitura

A história legal da preservação dos Aparados da Serra iniciou nos anos 50, quando o ritmo acelerado de extração florestal que acontecia na região trouxe preocupações aos defensores do meio ambiente, entre eles o padre jesuíta Balduíno Rambo. Em 1957, os esforços de Rambo proporcionaram que a área do Itaimbezinho viesse a se transformar em Parque Estadual. Em 1959, essa Unidade de Conservação foi elevada à categoria de Parque Nacional. Já os campos nativos, ao contrário do que muita gente pensa, não são áreas desmatadas. São um ecossistema específico e de extrema importância para a regulação ambiental de toda a região.

O Parque Nacional de Aparados da Serra foi criado em 1959 e tem área de 13.141 hectares. O Cânion do Itaimbezinho é a atração principal, com extensão de 5.800 metros e paredes de 720 metros.

Em 1992 foi criado o Parque Nacional da Serra Geral, como estratégia para aumentar a área protegida por parques nacionais na região. Tem área de 17.301 hectares. Abriga os maiores cânions, como a Fortaleza, com extensão de 7.500 metros e altitude de escarpas que chegam a 1.167 metros.

Mais do que apenas imensos paredões, os Parques atraem para contemplação milhares de visitantes todos os anos e são um ambiente único e repleto de oportunidades para quem quer compreender melhor a natureza planetária e sua dinâmica.

Essas grandes Unidades de Conservação retêm muitas espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção, uma bem preservada mata de araucárias, diversos pontos de observação de aspectos geológicos e toda uma sala de aula e um laboratório a céu aberto.

Desde os anos 90, inúmeras pousadas, restaurantes e agências de turismo abriram suas portas e o crescimento do número de visitantes tem sido quase constante, movimentando a economia local.

Guia impresso orienta os visitantes

A cidade de Cambará também acabou atraindo moradores de vários locais do Brasil que ali se aquerenciaram, como o casal Andria Vanin e Paulo Ferretti que se empenham no desenvolvimento turístico sustentável da região. São eles os responsáveis pelo recém lançado Guia Cultura e Turismo: 96 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Cambará do Sul, cujas informações serviram de base para a elaboração dessa matéria*.

Guia Cultura e Turismo: 96 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Cambará do Sul

O Guia traz várias dicas de como respeitar os ambientes naturais e a cultura local, como essa pérola:

“O ritmo da cidade é tranquilo, interiorano. A comida já vai sair, a bebida já vem. Aproveite para apreciar os ambientes, conversar, ouvir as histórias, conhecer as pessoas. Cambará do Sul tem uma ‘vibe’ slow city, um lugar onde o tempo passa diferente, mais lentamente. Isso é parte da atratividade e do charme do lugar.

Seja cortês e educado. Procure aprender sobre regras e costumes locais. Seja curioso sem ser intrometido. Evite trazer seu mundo para o lugar visitado: aproveite para vivenciar maneiras, sabores e características diferentes daquilo a que se está acostumado. Aí reside a beleza e o prazer de viajar. Converse com as pessoas. Aprecie a refeição sem pressa. Ande pelas ruas calmas sem se preocupar com violência urbana. Curta o silêncio. Afaste-se um pouco das luzes da cidade, olhe para o céu, deixe-se vagar em meio a estrelas infinitas. Admire o pôr-do-sol. A natureza aqui se mostra poderosa, rica, impressionante, delicada, belíssima.”

  • Para adquirir o seu Guia Cultura e Turismo: 96 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Cambará do Sul envie um e-mail para contato@nossobemestar.com ou um Whats para 54 99713.6574.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Dia da Terra pede atitude

Data é comemorada em 22 de abril

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Chile aprova os Direitos da Natureza

Objetivo é recuperar o equilíbrio biocêntrico

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Leonardo Boff em Caxias

Escritor vai falar sobre os Direitos da Terra

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail