Chile aprova os Direitos da Natureza

Estado e sociedade têm o dever de proteger e respeitar os direitos da natureza

Redação NBE

Redação NBE

18/04/2022
Chile aprova os Direitos da Natureza Adobe Stock/NBE

1 min de leitura

Em março de 2022, a Convenção Constitucional do Chile aprovou um novo artigo para a sua Constituição que trata sobre os Direitos da Natureza, ou como também são chamados “os Direitos da Mãe Terra”.

Segundo o Artigo 9, “Natureza. Indivíduos e povos são interdependentes da natureza e formam, com ela, um todo inseparável. A natureza tem direitos. O Estado e a sociedade têm o dever de protegê-los e respeitá-los. O Estado deve adotar uma gestão ecologicamente responsável e promover a educação ambiental e científica por meio de processos permanentes de capacitação e aprendizado”.

Os Direitos da Natureza já estão incluídos nas constituições da Bolívia e do Equador. No Chile, o feito é histórico, mas ainda falta a aprovação dos artigos que desenvolvem e efetivam esse princípio. A partir daí, o novo texto constitucional será aprovado em referendo de toda a população.

Os Direitos da Natureza vão muito além da proteção da natureza porque determinam que seres NÃO humanos não podem ser tratados como simples objetos, coisas e recursos.

O cerne dos Direitos da Natureza é o equilíbrio biocêntrico, centrado no Todo e não apenas nos seres humanos.

O que se busca é recuperar o equilíbrio quebrado pelo vórtice do crescimento ilimitado em um planeta finito em que alguns poucos seres humanos consideram ter direitos absolutos de propriedade sobre a natureza, percebida apenas como fonte de riqueza.

O objetivo é que o ser humano supere este olhar antropocêntrico que se agravou com a modernidade e que nos faz esquecer que somos parte da natureza.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

O poder dos Jogos Olímpicos

No passado, eles eram capazes de interromper as guerras. Os jogos de Paris de 2024 se empenham pela inclusão, igualdade e paz

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A solidariedade emociona e salva vidas

Sabemos que as carências dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul são de ordens diversas e compartilhamos aqui mais uma série de dicas úteis que podem ser de grande ajuda

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A solidariedade nos torna mais humanos

O RS precisa de ajuda. Doe o que for possível, materiais, tempo, dinheiro, orações, atenção

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail