Fraternidade e Amizade social é o tema da Campanha da Fraternidade 2024

A Campanha da Fraternidade é um modo brasileiro de celebrar a Quaresma, preparativa para a Páscoa – passagem da morte para a Vida.

Redação NBE

Redação NBE

27/02/2024
Fraternidade e Amizade social é o tema da Campanha da Fraternidade 2024 Adobe Tocvk/NBE

3 min de leitura

Inspirada na Encíclica do Papa Francisco Fratelli tutti, a Campanha da Fraternidade 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).

Com este foco, a Campanha da Fraternidade propõe durante a Quaresma desse ano um convite de conversão para a amizade social e a busca de que todos sejam irmãos e irmãs, todos fraternos e tudo fraterno, numa fraternidade universal, tal como cantou São Francisco de Assis e como inspira o título da Encíclica Papal Fratelli tutti.

Como tradicionalmente ocorre, o lançamento da Campanha da Fraternidade foi na Quarta-feira de Cinzas de 2024,neste ano enriquecida com uma mensagem do Papa Francisco, que, entre outras coisas, diz: "Como irmãos e irmãs somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perdermos de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos e filhas."

A cada ano, a CNBB escolhe um tema relevante da sociedade brasileira que julga a necessidade de maior Fraternidade Social, compromisso com os pobres, desafio de mudança externa, com a busca de maior justiça com os critérios do Evangelho e gestos concretos de transformação.

A Campanha da Fraternidade busca lembrar que verdadeira conversão sempre parte de uma decisão pessoal, interior e radical, mas que deve ser traduzida em atitudes concretas de mudança externa.

Assim, não podemos pensar somente numa mudança pessoal, mas também numa ação social. Com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, A Campanha da Fraternidade de 2024 pede uma amizade social, que ajude a ver nos pobres e necessitados verdadeiros irmãos e irmãs.

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024

Na história

A Campanha da Fraternidade teve início em 1961, quando três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira planejaram uma campanha de arrecadação de recursos para financiar as atividades assistenciais da instituição. A Cáritas Brasileira é uma entidade eclesial Católica de cunho social que promove ações de solidariedade nacionais e internacionais para o atendimento às comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que estão em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa da Campanha da Fraternidade foi concretizada pela primeira vez na Quaresma de 1962 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Devido ao bom êxito da experiência, no ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste também realizaram a campanha em suas comunidades.

Em 1964, sob orientação do então secretário-geral da CNBB, dom Helder Câmara, a CF passou a ser em âmbito nacional e completa 60 anos em 2024.

O projeto da Campanha da Fraternidade nacional foi crescendo ano após ano, alcançando os estados de outras regiões do país.

A cada ano é escolhido um tema específico para reflexão e ação junto às comunidades. A mensagem do Papa Francisco em 2024 também alerta para as muitas sombras que ainda vemos no mundo, que são sinais do fechamento humano em si mesmo e por isto lembra “a necessidade de alargar os nossos círculos para chegar até aqueles que espontaneamente não sentimos como parte do nosso mundo de interesse. De estender o nosso amor a todo ser vivo, vencendo fronteiras e superando as barreiras da geografia e do espaço”.

Fonte: Vatican News

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Mãos à obra

Uma nova onda de solidariedade se move agora para apoiar quem está voltando para casa

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Ajudas diversas focam na saúde mental

Aqui você encontra várias iniciativas de profissionais voluntários para ajudar os atingidos pela emergência climática

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A rede que balança o mundo

O que era para ser uma modesta ação em família resultou na doação de 42 mil litros de água mineral de Gravatal para o RS

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail