Agosto tem Marcha das Margaridas

Participação terá mais de 100 mil mulheres de todo o Brasil e de outros países

Redação NBE

Redação NBE

03/08/2023
Agosto tem Marcha das Margaridas Marcha das Margaridas 2019 – Foto Isadora Mendes

1 min de leitura

Durante os dias 15 e 16 de agosto Brasília vai receber a Marcha das Margaridas, considerada a maior mobilização de mulheres da América Latina.

O tema da Marcha este ano será "Margaridas em marcha pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver".

Sobre a marcha

A marcha ocorre a cada quatro anos e reúne, tradicionalmente, mulheres do campo, da floresta e das águas. Na última edição, em 2019, contou com mais de 100 mil participantes.

O nome da marcha é uma homenagem à Margarida Maria Alves, uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de direção sindical no país. A sindicalista paraibana foi assassinada em 12 de agosto de 1983 por um matador de aluguel contratado por fazendeiros da região.

Marcha das Margaridas 2019 - Divulgação

Objetivos

Entre os 7 grandes eixos que norteiam a plataforma política da Marcha estão: biodiversidade e democratização dos recursos naturais, Terra, Água e Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

De pés firmes para a caminhada, as Margaridas marcham desde muito lugares, por objetivos comuns: uma vida mais justa, com igualdade, liberdade e autonomia; sustentabilidade para os seres humanos e para a natureza; desenvolvimento, relações políticas e sociais que façam sentido na realidade do dia-a-dia e que sustentem um projeto de país e de vida sem violência e com democracia.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Você já aderiu à moda circular?

Brechós são alternativa à segunda indústria que mais polui no mundo

Fernanda Moraes

Fernanda Moraes

blog photo

Dia Mundial da Alimentação

Qual o papel de cada agente na transformação dos sistemas agroalimentares?

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Representante do jornal Nosso Bem Estar recebe prêmio internacional

Jornalista Terezinha Tarcitano foi homenageada em Nova York com o prêmio “Os Notáveis”

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail