Sebos: reduto de nostalgia, memória e afetos

Nas páginas de um livro usado, folheamos o encantamento de outras pessoas que, como nós, se renderam ao fascínio pela literatura

Redação NBE

Redação NBE

26/09/2023
Sebos: reduto de nostalgia, memória e afetos Acervo Dom Quixote Livraria

2 min de leitura

Os sebos (locais que comercializam livros usados) são uma opção econômica e sustentável, não há dúvida.

Mas para muitos, esses espaços adquirem o status de reduto de nostalgia e encantamento. E não é para menos: além da possibilidade de adquirir livros raros ou mesmo edições esgotadas, frequentar um sebo nos permite uma conexão com histórias paralelas, histórias de pessoas que, assim como nós, se renderam ao amor pela literatura.

Em meio às páginas, pode-se encontrar rastros esquecidos e fragmentos de memórias - anotações, bilhetes, marcadores de página ou belas dedicatórias.

Homem em escada colocando livro na prateleira

As histórias paralelas dos livros “andantes”

Uma história torna-se muitas quando um livro é passado de mão em mão, quando seu legado atravessa o tempo e as fronteiras de um lar, de uma biblioteca ou mesmo de uma escola.

Uma obra que para alguns, ficaria esquecida na prateleira, de repente torna-se valiosa para outros, que descobrem em cada página um trajeto fascinante a ser percorrido.

E essa foi uma das motivações que levaram Eunice Pigozzo, 59 anos e o marido Roberto Vargas, 66 anos - sócios-proprietários da Dom Quixote Livraria, em Bento Gonçalves - a criarem em 2019 o Sebo da Dom Qui, que conta com um acervo de seis mil livros usados.

Duas mulheres e um homem ao lado de uma estante de livros

Locais de histórias, memórias e afetos

Eunice cita outros motivos que levaram o casal a manter esse espaço em paralelo à comercialização de livros novos da Dom Quixote. “Sebos oferecem diversidade de títulos (de diferentes temáticas, épocas e autores) e livros antigos ou fora de catálogo, com grande valor mas com preço mais baixo do que os novos. Além disso, esses locais contribuem com a conscientização da sustentabilidade, ao colocar no mercado obras que ainda podem circular e interessar a alguém”.

E ao final da conversa, reforça: “São espaços que se tornam locais de histórias, memórias e afetos, afinal, são livros que passaram pelas mãos de outras pessoas antes de estarem ali”.

Mulher sorrindo ao lado de livro

Sobre o Sebo Dom Qui

Quem tiver interesse em conhecer o acervo do Sebo Dom Qui pode fazer uma visita presencial (Rua General Osório, 292 - Bento Gonçalves) ou acessar a loja virtual.

Lá é possível encontrar um link na aba superior que leva aos livros do sebo (o cadastro das obras está em processo, mas já possui um número significativo de exemplares usados disponíveis).

Acesse a loja virtual.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Sesc Caxias do Sul tem ampla programação cultural em maio

Destaques do mês são o Palco Giratório, o Festival Internacional de Danças Urbanas (FIDU) e Circuito Sesc de Artes Cênicas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

I.R. do BEM muda a cultura de doação do Imposto de Renda

O contribuinte pode calcular o valor do seu imposto de renda que pode ser destinado a projetos culturais e sociais pela plataforma IRdoBEM.com.br

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Longa gaúcho conquista “Melhor Direção” em festival na Itália

Até que a Música Pare leva para as telas internacionais as paisagens da Serra Gaúcha e a cultura italiana local. Em setembro chegará aos circuitos de cinema no Brasil

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail