I.R. do BEM muda a cultura de doação do Imposto de Renda

O contribuinte pode calcular o valor do seu imposto de renda que pode ser destinado a projetos culturais e sociais pela plataforma IRdoBEM.com.br

Redação NBE

Redação NBE

24/04/2024
I.R. do BEM muda a cultura de doação do Imposto de Renda Reprodução

2 min de leitura

Já está bastante divulgado que o prazo para realizar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2024 fica aberto até o dia 31 de maio, mas o que poucos sabem é que parte de seu imposto pode ser destinado diretamente a projeto sociais e culturais. Quem contribui através do I.R. do BEM tem a restituição integral do valor investido ou pode abater do montante do imposto a ser pago para o governo.

Sobre o projeto

O projeto I.R. do BEM foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre o direito de destinar até 6% do imposto de renda para ações sociais e culturais sem gastar nenhum valor adicional para isso.

Há dez anos, o advogado Renato Paixão abraçou a missão de levar a informação e facilitar a destinação ao máximo de pessoas possível e, hoje, o movimento segue sendo o pioneiro e único do Brasil a fazer esse incentivo aos contribuintes.

Homem sentado em frente à estante e quadro

Foto: Carlos Macedo

Por meio das Leis de incentivo e do replanejamento tributário, se torna possível ajudar entidades que, muitas vezes, dependem de recursos para manter suas atividades e ampliar o seu impacto social.

De acordo com os dados da Receita Federal, referente ao ano fiscal de 2022, somente no Rio Grande do Sul, mais de um milhão de contribuintes poderiam ter destinado cerca de R$ 698 milhões para projetos nos âmbitos cultural, social, da saúde ou esporte. Entretanto, apenas 5,38% deste valor foi repassado durante a declaração do Imposto de Renda.

Paixão está há mais de uma década se dedicando a auxiliar as pessoas a conhecerem seus direitos quanto à essa destinação, uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais. No entanto, o conhecimento ainda não chegou a grande parte da população que, consequentemente, acaba por não apontar na sua declaração a doação para as ações sociais.

Como contribuir

Pela plataforma, o contribuinte pode calcular o valor que pode ser destinado, escolher para qual projeto deseja enviar o recurso e ter a garantia de que os valores direcionados para ações de âmbito cultural, social ou esportivo, contribuirão para o desenvolvimento das pessoas envolvidas.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Iniciativas focam na retomada da cultura no RS

Sesc/RS promove diversas iniciativas de incentivo para o setor cultural e de solidariedade aos artistas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Sesc Caxias do Sul tem ampla programação cultural em maio

Destaques do mês são o Palco Giratório, o Festival Internacional de Danças Urbanas (FIDU) e Circuito Sesc de Artes Cênicas

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Longa gaúcho conquista “Melhor Direção” em festival na Itália

Até que a Música Pare leva para as telas internacionais as paisagens da Serra Gaúcha e a cultura italiana local. Em setembro chegará aos circuitos de cinema no Brasil

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail