Longa gaúcho conquista “Melhor Direção” em festival na Itália

Até que a Música Pare leva para as telas internacionais as paisagens da Serra Gaúcha e a cultura italiana local. Em setembro chegará aos circuitos de cinema no Brasil

Redação NBE

Redação NBE

16/04/2024
Longa gaúcho conquista “Melhor Direção” em festival na Itália Reprodução Instagram @atequeamusicapare

3 min de leitura

"Até que a música pare", o mais novo filme da cineasta gaúcha Cristiane Oliveira, teve sua estreia nacional na mostra competitiva da Première Brasil do 25° Festival do Rio, em outubro de 2023, e na sequência foi também foi selecionado para a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Em 2024 o filme iniciou sua projeção internacional no 39º Santa Barbara International Film Festival, realizado entre os dias 7 e 15 de fevereiro nos Estados Unidos.

Em março participou do 42º Bergamo Film Meeting – International Film Festival, realizado na Itália, onde conquistou o prêmio de Melhor Direção para a cineasta Cristiane Oliveira. Este é o terceiro longa da diretora, que tem no currículo “Mulher do Pai” (prêmios de Direção, Fotografia e Atriz Coadjuvante no Festival do Rio) e “A primeira morte de Joana” (prêmio do Júri da Crítica em Gramado).

"Até que a Música Pare" é uma coprodução Brasil e Itália, realizada pela empresa gaúcha Okna Produções e pela Solaria Film. Em setembro chegará aos circuitos de cinema no Brasil

Serra na telona

O filme leva para a tela as paisagens da Serra Gaúcha e incorpora ao roteiro a cultura italiana local. "Até que a música pare" foi filmado nas cidades de Antônio Prado, Nova Bassano, Nova Roma do Sul e Veranópolis.

Ao centro da trama está o casal Alfredo e Chiara, interpretados por Cibele Tedesco e Hugo Lorensatti, do renomado grupo teatral Miseri Coloni, de Caxias do Sul (RS). Depois que o último filho sai de casa, Chiara decide acompanhar o marido nas viagens dele como vendedor pelos botecos da serra. Uma tartaruga e baralhos de carta colocarão à prova mais de 50 anos de vida a dois.

Senhora sentada na cama

Grande parte do filme é falado em Talian, língua brasileira surgida da mistura do Português com as línguas dos imigrantes que vieram do Norte da Itália para o Brasil no século dezenove e que acabou reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil em 2014.

O longa aborda temas caros ao cinema da diretora Cristiane Oliveira, como relações familiares e luto, mas apresentados em outra perspectiva.

“A escalada recente dos discursos de ódio rachou muitas famílias no Brasil. Esse filme surge um pouco dessa dor e ao longo da construção do longa a gente se perguntava muito sobre quais são as palavras que fazem com que você desista de alguém que você ama. Qual é o limite da sua tolerância?”, explica a diretora.

Senhora  no carro com motorista

Ela também conta que foi fundamental a participação do elenco na construção do filme. “Conflitos familiares contemporâneos que o filme aborda se radicalizaram ao nosso redor enquanto fazíamos o filme, o que tornou toda ficção mais palpável. Aprendi muito com os atores. Hugo, por exemplo, atua em teatro desde os anos 1980 num grupo foi fundamental para despertar a consciência da população local sobre a ditadura.”

Além de Cibele Tedesco e Hugo Lorensatti, o elenco do longa inclui Elisa Volpatto (da série “Bom Dia, Verônica”), o ator italiano Nicolas Vaporidis (“Todo o Dinheiro do Mundo”, de Ridley Scott) e reconhecidos talentos locais. Na equipe italiana, capitaneada pelo produtor Emanuele Nespeca (“Il Futuro”), da Solaria Films, há ainda a dupla responsável pela pós-produção de som, Gianfranco Tortora (“Uma Questão Pessoal”) e Massimo Filippini (“O Mistério de Silver Lake”), bem como a compositora Ginevra Nervi (“Non Odiare”).

Até Que A Música Pare conta com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA administrados pelo BRDE. Recebeu ainda o apoio do Fundo De Volta Aos Sets gerido pelo Show Me The Fund.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Escritora lança podcast com histórias de alunos

Vivi Costa já impactou mais de 100 mil estudantes com as histórias do reino de Castrum

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Mostra incentiva cinema independente

Inscrições para a 7ª Mostra Sesc de Cinema seguem até o dia 22 de julho. Prêmios chegam a R$ 280 mil em licenciamentos

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Iniciativas focam na retomada da cultura no RS

Sesc/RS promove diversas iniciativas de incentivo para o setor cultural e de solidariedade aos artistas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail