Projeto cultural prioriza acessibilidade nas artes

Jovens do ensino médio de cidades da Serra Gaúcha têm a oportunidade de participar de oficinas e apresentações teatrais e musicais

Redação NBE

Redação NBE

26/08/2025
Projeto cultural prioriza acessibilidade nas artes Divulgação

2 min de leitura

O Projeto “Teatro, Música e Literatura Acessíveis” é voltado para os jovens do ensino médio, entre 15 e 19 anos e tem o objetivo de oportunizar experiências em teatro e música, com foco na literatura.

Conforme Roberta Spader, coordenadora de mareketing do projeto, serão realizadas 44 ações gratuitas para alunos e professores da rede pública no Âmbito do Programa RS Seguro, escolas da zona rural ou atingidas pelos desastres naturais nos municípios de Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves, entre junho e novembro de 2025.

“As atividades promovem atividades de teatro, música e literatura de forma acolhedora e acessível, incentivando a criatividade, a inclusão e o protagonismo dos jovens participantes. Nosso foco é proporcionar experiências enriquecedoras, despertando talentos e oportunizando novos caminhos profissionais e pessoais. Acreditamos que a arte transforma vidas e abre portas para um futuro melhor. Juntos, vamos criar oportunidades e dar voz a novos sonhos”, destaca Roberta.

Distribuição de livros

Inicialmente foram distribuídos mais de dois mil livros aos estudantes: Travessia da Amazônia, Aventura no Topo da África e Cartas do Everest, do gaúcho Airton Ortiz; Meu amigo com Autismo, Mãos Mágicas, Sonetos da Diversidade, Bambini Taliani e Gabrielle e sua cozinha saudável, de Isabel Varriale Damian, escritora de Flores da Cunha; e a obra Guia de terminologias sobre os principais termos de políticas afirmativas, de Alini Mariot, Doutora em Diversidade Social e Inclusão Social pela Feevale.

Oficinas e apresentações

O projeto prevê ainda a realização de 30 oficinas em escolas públicas, com atividades formativas e de aprendizagem, para que os jovens possam experimentar sobre o teatro e a música, com foco na literatura, área principal do projeto. Sempre com atenção à acessibilidade. Será uma oportunidade para que os jovens pensem na possibilidade de escolher essas áreas como sua profissão no futuro.

Serão realizadas ainda, dez apresentações teatrais e musicais nos municípios de abrangência do projeto.

Capacitações para educadores

O projeto “Teatro, Música e Literatura Acessíveis” também alcança os educadores. Haverá quatro capacitações para educadores, relacionadas à área cultural e da acessibilidade, abordando diferentes linguagens.

Na conclusão do projeto, será impresso e entregue às secretarias municipais de educação e à 4ª Coordenadoria Regional de Educação um fanzine sobre o projeto.

Card TML acessível

Acesso universal às expressões culturais

“Nosso projeto foi criado para garantir que todas as pessoas — independentemente de origem, condição ou contexto — tenham acesso às expressões culturais. Cada história contada, cada música tocada e cada peça apresentada carrega um pedaço dessa diversidade que torna o mundo mais bonito, mais justo e mais humano. Celebrar a diversidade é celebrar a vida − e na arte, todos têm espaço para brilhar”, conclui Roberta.

O projeto “TEATRO, MÚSICA E LITERATURA ACESSÍVEIS” tem apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), financiamento do Pró-Cultura RS e realização do Ministério da Cultura.

Acompanhe o projeto no Instagram

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

O gado franqueiro do Rio Grande do Sul – Cartografia Afetiva

Lançamento do fotolivro traz aos leitores memórias e saberes relacionados a esta raça tradicional no RS

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Brilha Caxias 2025 tem mais de 40 atrações

Programação natalina reúne mais de um mês de atrações culturais para todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novembro negro tem programação especial

A celebração do Dia da Consciência Negra iniciou no RS e desde 2023 foi declarada feriado nacional em 20 de novembro

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail