Projeto cultural prioriza acessibilidade nas artes
Jovens do ensino médio de cidades da Serra Gaúcha têm a oportunidade de participar de oficinas e apresentações teatrais e musicais

2 min de leitura
O Projeto “Teatro, Música e Literatura Acessíveis” é voltado para os jovens do ensino médio, entre 15 e 19 anos e tem o objetivo de oportunizar experiências em teatro e música, com foco na literatura.
Conforme Roberta Spader, coordenadora de mareketing do projeto, serão realizadas 44 ações gratuitas para alunos e professores da rede pública no Âmbito do Programa RS Seguro, escolas da zona rural ou atingidas pelos desastres naturais nos municípios de Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves, entre junho e novembro de 2025.
“As atividades promovem atividades de teatro, música e literatura de forma acolhedora e acessível, incentivando a criatividade, a inclusão e o protagonismo dos jovens participantes. Nosso foco é proporcionar experiências enriquecedoras, despertando talentos e oportunizando novos caminhos profissionais e pessoais. Acreditamos que a arte transforma vidas e abre portas para um futuro melhor. Juntos, vamos criar oportunidades e dar voz a novos sonhos”, destaca Roberta.
Distribuição de livros
Inicialmente foram distribuídos mais de dois mil livros aos estudantes: Travessia da Amazônia, Aventura no Topo da África e Cartas do Everest, do gaúcho Airton Ortiz; Meu amigo com Autismo, Mãos Mágicas, Sonetos da Diversidade, Bambini Taliani e Gabrielle e sua cozinha saudável, de Isabel Varriale Damian, escritora de Flores da Cunha; e a obra Guia de terminologias sobre os principais termos de políticas afirmativas, de Alini Mariot, Doutora em Diversidade Social e Inclusão Social pela Feevale.
Oficinas e apresentações
O projeto prevê ainda a realização de 30 oficinas em escolas públicas, com atividades formativas e de aprendizagem, para que os jovens possam experimentar sobre o teatro e a música, com foco na literatura, área principal do projeto. Sempre com atenção à acessibilidade. Será uma oportunidade para que os jovens pensem na possibilidade de escolher essas áreas como sua profissão no futuro.
Serão realizadas ainda, dez apresentações teatrais e musicais nos municípios de abrangência do projeto.
Capacitações para educadores
O projeto “Teatro, Música e Literatura Acessíveis” também alcança os educadores. Haverá quatro capacitações para educadores, relacionadas à área cultural e da acessibilidade, abordando diferentes linguagens.
Na conclusão do projeto, será impresso e entregue às secretarias municipais de educação e à 4ª Coordenadoria Regional de Educação um fanzine sobre o projeto.
Acesso universal às expressões culturais
“Nosso projeto foi criado para garantir que todas as pessoas — independentemente de origem, condição ou contexto — tenham acesso às expressões culturais. Cada história contada, cada música tocada e cada peça apresentada carrega um pedaço dessa diversidade que torna o mundo mais bonito, mais justo e mais humano. Celebrar a diversidade é celebrar a vida − e na arte, todos têm espaço para brilhar”, conclui Roberta.
O projeto “TEATRO, MÚSICA E LITERATURA ACESSÍVEIS” tem apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), financiamento do Pró-Cultura RS e realização do Ministério da Cultura.
Acompanhe o projeto no Instagram