Oficinas do projeto Pé-de-meia entram na fase de criação artística
Alunos de escolas municipais de Caxias do Sul aprendem sobre educação financeira e criatividade

2 min de leitura
A partir do mês de abril, as oficinas do projeto "PÉ-DE-MEIA: ECONOMIA QUE SE APRENDE CRIANDO” vão envolver 600 alunos de escolas municipais de Caxias do Sul Arnaldo Balvê, Professora Ilda Barazzetti, Caetano Costamilan, Vereador Marcial Pisoni, além de estudantes do Enca e Cetec Fundamental.
Sobre o projeto
O projeto lançado em dezembro de 2024 combina a produção artística com educação financeira através do lançamento de livros e oficinas de criatividade dirigidas a professores, educadores e alunos. A Coleção Pé de Meia, composta de três livros, já foi distribuída para os estudantes de 11 a 14 anos e a temática vem sendo trabalhada em sala de aula.
Nesta etapa do projeto, 300 estudantes recebem oficinas de ilustração com os artistas Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, enquanto outros 300 participam de oficinas de música com a musicista Cibele Tedesco. No processo, 300 alunos vão criar uma música cuja letra tenha relação com o que leram e aprenderam com as histórias da Coleção Pé-de-meia. Outros 300 alunos vão aprender técnicas de desenho e criar ilustrações relacionadas com as músicas criadas.
Na etapa seguinte, ao longo dos meses de maio a junho,a produtora Foco 3 Produções vai às escolas parafilmar a apresentação musical dos alunos. Os filmes serão posteriormente animados com ilustrações criadas resultantes das oficinas.
As produções artísticas e musicais resultantes das oficinas serão reunidas em arquivo audiovisual que ficará disponível e acessível para toda a comunidade no portal e redes sociais do projeto.
“Com o projeto Pé-de-meia, a gente apresenta conceitos do universo financeiro e com as oficinas estimulamos a criatividade, incentivamos a leitura e impulsionamos o desenvolvimento dos alunos para uma série de habilidades, tais como música, ilustração, trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas”, explica Luana Folchini, coordenadora do projeto.
O projeto “PÉ-DE-MEIA: ECONOMIA QUE SE APRENDE CRIANDO é integrante do Livro que te quero ao Vivo, e ocorre por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet - com patrocínio das empresas Rands, PerfilComp, Tercnofrio, Hyva, Pisani, Espumatec e Akeo. É realizado pela LFC Cultural e pelo Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução.
Acessibilidade
Os livros possuem QRcode que direciona para os livros audiodescritos. Também vão ter versão em Braile, destinadas ao INAV e à APADEV.
O projeto contará com interprete de libras em todas as oficinas em que este recurso seja necessário para a acessibilidade comunicacional e os vídeos das apresentações terão uma introdução audiodescrita e legendas.