Gramado Natural promove a pintura ao ar livre
Projeto cultural foca em desenvolver turismo rural e sustentável na cidade através da pintura ao ar livre

3 min de leitura
Foto: Cascata da Linha São Roque, interior de Gramado. Da esquerda para direita: Alessandro Müller, Débora Dhein, Rogério Baungarten, Gustavo de Marchi e Jonatan Dhein
O Gramado Natural – Encontro de Pintura ao ar Livre tem como objetivos movimentar o turismo cultural local com foco no segmento das artes plásticas, valorizar o roteiro rural artístico e instigar a preservação do meio ambiente, da fauna e da flora da cidade.
O projeto, construído sob a tríade harmônica dos conceitos de arte de rua, artes visuais e meio ambiente, se desmembra nos eixos de criação artística, formação, mostra de arte e intercâmbio cultural.
A primeira edição do projeto nasceu em 2024, a partir de incentivos fiscais municipais que tinham como objetivo apoiar a criação de um novo evento cultural inédito na cidade.
A edição de 2025 já está percorrendo as áreas descentralizadas e escolhendo paisagens a serem registradas no traço e na pintura. Metade das vinte saídas de campo previstas para o outono já ocorreram e nas próximas semanas serão realizadas as últimas dez. A cada saída de campo são produzidas quatro obras, quatro visões artísticas diferentes sob a mesma localidade e assim, ao final do processo artístico, teremos uma coleção artística de oitenta telas que retratam o natural de Gramado.
Em paralelo, no eixo de formação, estão previstas capacitações técnicas e práticas acerca das artes plásticas, que atenderão profissionais do segmento artístico e alunos da rede pública de ensino de escolas rurais e descentralizadas, através de palestras sobre educação ambiental, oficinas de compostagem e workshops de pintura ao ar livre.
“Na primeira edição do evento, em 2024, queríamos tirar do papel um projeto de artes visuais que fosse realizado entre coletivos de pintores. Para a segunda edição do projeto, em 2025, já queremos que esse arranjo colaborativo cresça, se fortaleça e se expanda, trazendo amadurecimento ao projeto, articulação entre os pintores do Brasil e exterior, difundindo nossas paisagens naturais e promovendo o intercâmbio de pintores, suas experiências e saberes”, diz Alessandro Müller, curador artístico do evento.
Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei Nº 14.399/2022), por meio do Edital Nº 26/2024 – Descentralização da cultura – Gramado e edital SEDAC n° 27/2024 PNAB RS - Artes Visuais.
Apoio: Prefeitura de Gramado e Secretaria de Cultura. Financiamento: Procultura e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: LM Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Mais informações podem ser encontradas na página oficinal do evento, no Instagram
Sobre a pintura ao ar livre
A pintura ao ar livre se tornou conhecida através do movimento impressionista em meados do século 19, apesar de já ser da rotina de grupos isolados na Europa. Desde então, a prática, também batizada pela expressão francesa “En Plein Air”, vem ganhando adeptos em todo mundo.
No Brasil, embora timidamente, o movimento está crescendo e já é possível encontrar pintores trabalhando ao ar livre pelas cidades históricas e turísticas.