Outono é a estação das frutas

Diversidade das frutas é marca da estação

Redação NBE

Redação NBE

05/04/2022
Outono é a estação das frutas Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

O Outono no Sul do país traz a estação com a maior diversidade de frutas. Isso porque ainda é possível obter com facilidade as frutas de Verão, como uvas, maçãs, morangos e ameixas, e, ao mesmo tempo, colher as típicas do Outono e várias de Inverno, especialmente as cítricas.

Refrescantes e ricas em água, as frutas frescas são facilmente consumidas nas estações mais quentes, mas nos meses mais frios podem ser esquecidas do cardápio.

O consumo de frutas é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e obter vitaminas, minerais e fibras. Vamos conhecer algumas frutas de Outono e suas propriedades nutritivas:

Goiaba vermelha

É rica em licopeno, que age contra o câncer de próstata. O ideal é degustá-la crua e com casca, para preservar os benefícios (aumento da sensação de saciedade e absorção mais lenta de glicose). É fonte de cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro. A vitamina C presente na goiaba favorece a absorção de ferro a nível intestinal.

Maracujá

Maracujás em uma cesta e uma colher de madeira com a polpa de um maracujá ao lado

Para relaxar, acalmar a mente e desfrutar de um momento de tranquilidade, nada melhor do que aquele suco de maracujá. A vitamina C presente no maracujá estimula a atividade das células de defesas – os chamados glóbulos brancos – responsáveis por proteger o organismo de vírus, infecções e bactérias. Contém antioxidantes, como a vitamina A e antocianinas, que neutralizam os radicais livres prejudiciais ao funcionamento dos órgãos e responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Caqui

É fonte de licopeno e vitaminas A, C e E. Fonte de fibras alimentares e outros nutrientes, o caqui ajuda a regular o nosso corpo, atuando no processo de digestão, prevenindo a constipação e ajudando nas funções do organismo, tais como o crescimento e o fornecimento de energia. O consumo regular da fruta ajuda a impedir as ações dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células e concedendo uma pele mais jovem e bonita. Apesar de doce, é pouco calórico e fonte de ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Suas principais vantagens são a saúde da pele e dos olhos.

Abacate

O abacate é rico em gordura monoinsaturada, considerada boa para o organismo e que favorece a saúde do coração. É rico em selênio, zinco, vitaminas C e E, mas seu destaque é a substância glutatinona, que protege as células. A única restrição é quanto ao seu índice calórico, portanto, não abuse da fruta.

Receitas

Veja aqui algumas receitas deliciosas com frutas de outono que o Nosso Bem Estar traz pra você. E se tiver alguma receita que deseje compartilhar, escreva para contato@nossobemestar.com ou envie mensagem em nossas redes sociais.

Smoothie de caqui

- 3 caqui manteiga

- 1 maçã descascada

- 100ml de água de coco (ou leite de coco)

Bata tudo no liquidificador e sirva na temperatura ambiente

Doce de goiaba em calda

- 6 goiabas firmes

- 600gr de açúcar demerara

- 300ml de água

- suco de meio limão

Descasque as goiabas. Corte em meia lua. Com uma colher, retire o miolo com as sementes.

Ferva a água com o açúcar até obter uma consistência de caramelo. Com o fogo desligado, acrescente as goiabas cortadas. Ferva por 10 minutos para preservar a consistência da fruta. As sementes podem ser transformadas em suco, depois de batidas no liquidificador e coadas.

Deixe esfriar e sirva.

Creme de abacate

- 1 abacate maduro

- 3 colheres (sopa) de suco de limão

- açúcar mascavo e leite a gosto

- raspas de limão para decorar

- cacau em pó (opcional)

Bata a polpa do abacate num liquidificador com leite (dê preferência para os leites vegetais). Acrescente o açúcar mascavo, o limão e o cacau. Mantenha a consistência de um creme firme.

Despeje o creme em uma vasilha decorada ou na casca do próprio abacate. Decore com raspas de limão. Sirva na temperatura ambiente.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Novo olhar para as mães na pandemia

Psicóloga optou por se especializar na área

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

DOC conta a história do SUS

O Brasil tem um sistema de saúde raro no mundo

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A frutinha valiosa do Sul

Outono é tempo de colheita de noz-pecã

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail