Feira do Livro de Gramado retorna à Rua Coberta
Feira acontece de 13 a 28 de setembro de 2025 e promove um mergulho no universo literário e na rica cultura gaúcha

2 min de leitura
Realizada em parceria com o Festival Gaúchos, a Feira do Livro de Gramado acontece de 13 a 28 de setembro de 2025, retornando, depois de 4 anos, ao coração da cidade: a Rua Coberta e a Praça Major Nicoletti.
Com o tema “As Raízes da Nossa Tradição”, a feira homenageia a identidade do povo gaúcho por meio da literatura, da oralidade e da valorização da memória.
A escolha do patrono da 28ª edição, o escritor e historiador Sebastião Fonseca de Oliveira, é um tributo àqueles que mantêm viva a história de Gramado. Profundo conhecedor e vivenciador da cultura local, Sebastião representa a conexão entre o passado e o presente que este evento busca celebrar.
A integração entre a Feira do Livro e o Festival Gaúchos resultará em uma programação abrangente e vibrante, com livros, autores, oficinas, saraus, música tradicional, danças típicas, exposições e atividades descentralizadas nos bairros por meio do Território Criativo – Vila Joaquina.
Aquece da Feira
A programação extensa e diversificada começa ainda antes, com atividades que visam aquecer a cena literária da cidade. As primeiras atividades serão no dia 5 de setembro (sexta-feira), às 19h, quando o renomado escritor Luiz Carlos Osório realiza Sessão de Autógrafos para celebrar o lançamento de suas duas mais recentes obras: "O Diário de Liv" e "Contos Estranhos".
No dia seguinte, 6 de setembro (sábado), às 15h, o autor ministrará a oficina "A Leitura como Via para o Autodesenvolvimento Pessoal", voltada para professores, agentes culturais e profissionais de literatura em geral.
Ambos os eventos serão realizados na Biblioteca Cyro Martins (Rua São Pedro, 369 – fundos da Câmara de Vereadores), com entrada gratuita; a Oficina garantirá aos espectadores Certificado de Participação, emitido pela Biblioteca.
Sobre o autor
Com uma trajetória literária tão sólida quanto sua vasta carreira profissional, Luiz Carlos Osório é um nome de destaque no cenário cultural gramadense.
Psiquiatra de formação, contista e cronista, sua escrita é marcada pela sensibilidade e por uma profunda conexão com a condição humana. Sua extensa obra literária explora desde o fantástico e a ficção científica até as nuances mais delicadas do cotidiano, sempre com uma linguagem rica e perspicaz.