Biblioteca Humana apresenta histórias de Imigrantes do Século XXI
Com o tema TERRA ESTRANGEIRA, o encontro traz para a Feira do Livro de Caxias do Sul relatos de quem veio das longínquas ilhas do Haiti e de Taiwan

3 min de leitura
As comemorações dos 150 anos da imigração na região inspiraram a quinta edição do evento Biblioteca Humana, na Feira do Livro de Caxias do Sul, que acontece no dia 27 de setembro, às 16h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim. O evento integra a programação da Feira e é aberto ao público.
Com o tema TERRA ESTRANGEIRA - IMIGRANTES DO SÉCULO XXI, o Biblioteca Humana 2025 traz como convidados os imigrantes Hsueh Yu (Lúcia), de Taiwan, e Djimy Precilien (Jim), do Haiti. Ao longo de uma hora, eles interagem com o público sobre a vida, a vinda, a chegada e o futuro no novo país.
O projeto Biblioteca Humana estreou na Feira do Livro de Caxias do Sul de 2021 inspirado na iniciativa de Biblioteca Humana criada em Copenhagen (Dinamarca – 2000), com o objetivo de promover o contato com a diversidade humana e a inclusão.
“Não julgue um livro pela capa!” é a forma como o projeto se apresenta, com a proposta de remover preconceitos e incentivar o diálogo. No projeto caxiense são convidados personagens da cidade para “abrirem capítulos do livro de suas vidas” e os compartilharem com o público.
Os relatos, além de promover a integração, são transformados em textos livres através do talento de escritores locais especialmente convidados para a edição de 2025: Bernadete Zardo, Jaque Pivotto, José Otávio Carlomagno, Juliana Bevilaqua, Luiza Iotti, Marilia Frosi Galvão, Paulo Damin, Suzana Webber Alves e Tiago Sozo Marcon.
O Biblioteca Humana 2025 é uma iniciativa dos escritores e ativistas pela literatura Vera Mari Damian, Ana Cardoso e Marcos Mantovani, com apoio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.
O projeto tem o apoio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL) e da Secretaria Municipal da Cultura. Os textos serão divulgados no site da Feira do Livro de Caxias do Sul e na página do FB: BIBLIOTECA HUMANA - CAXIAS DO SUL.
Hsueh Yu
Hsueh Yu nasceu em Taiwan e, antes de chegar ao Brasil, em 1998, morou na Tailândia, França e Inglaterra. Aqui adotou oficialmente o nome de Lúcia. Veio para Caxias em 2006 a convite de amigos taiwaneses que já moravam em Caxias e lhe disseram que esta é uma cidade bem organizada com um povo trabalhador.
Formada em Administração de Empresas, aqui dedicou-se ao ramo de alimentação natural e em 2016 criou, com o marido Olivio, o restaurante Gautama, onde atuam até hoje com a participação dos filhos. Lúcia também é professora de Mandarim.
Djimy Precilien
Djimy Precilien, conhecido como Jim, nasceu em Gonaïves, no Haiti, e vive no Brasil desde 2013, onde casou e tem duas filhas, de 3 e 7 anos.
Em Caxias do Sul, já atuou profissionalmente em várias empresas. Atualmente trabalha como motorista de ônibus de fretamento e em um salão de beleza. Estuda Relações Internacionais na Faculdade Serra Gaúcha, onde também coordena um projeto acadêmico sociocultural chamado Conexão Imigrante.
Movido pela experiência de vida como imigrante, Jim se dedica a refletir sobre as desigualdades presentes nas cidades e a buscar caminhos de transformação por meio da educação, da cultura e do diálogo comunitário.
Serviço
BIBLIOTECA HUMANA 2025
Tema: TERRA ESTRANGEIRA - IMIGRANTES DO SÉCULO XXI
Feira do Livro de Caxias do Sul, dia 27/SET - sábado - às 16h
Galeria de Arte Gerd Bornheim
Palestrantes convidados: Hsueh Yu (Lúcia): Taiwan e Djimy Precilien (Jim): Haiti
Realização: Vera Mari Damian - Ana Cardoso - Marco Mantovani
Escritores convidados: Bernadete Zardo, Jaque Pivotto, José Otávio Carlomagno, Juliana Bevilaqua, Luiza Iotti, Marilia Frosi Galvão, Paulo Damin, Suzana Webber Alves e Tiago Sozo Marcon.
Evento gratuito.