Nada é maior do que a mãe!

Nossos relacionamentos são a cara da nossa mãe

Rosemari Johan

Rosemari Johan

05/05/2022
Nada é maior do que a mãe! Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

“Nada é maior do que a mãe!” é uma frase de Berth Helinger e como psicoterapeuta e consteladora entendo que, ao compreendermos o seu significado mais profundo, teremos curas importantes na nossa relação com a Mãe.

Estamos no mês de maio e comemoramos o Dia das Mães. Então, nosso maior presente para ela, tenho certeza, está relacionado a sermos felizes.

Seja quem for nossa mãe, onde ela estiver, o que ela mais quer é que sejamos felizes, que tenhamos sucesso, abundância e tudo de bom.

E não é exagero dizer que a relação com a mãe é uma das mais importantes da vida de toda pessoa. É ela que serve de base e determina a maneira como vamos lidar com as pessoas.

Por tudo isso precisamos curar a mãe em nós!

E para curarmos a mãe em nós temos que dizer sim, sou grata à vida e a tudo o que vivemos nela e com ela.

Se não dissermos sim à nossa mãe e a tudo o que vem dela, independente de você concordar ou não, o fluxo do amor é interrompido. E, quando o esse fluxo é interrompido, vivemos a escassez.

Mãe e filho se abraçando

Amor interrompido

O movimento interrompido na nossa relação com a mãe acontece, geralmente, nos primeiros sete anos de vida.

Pode acontecer no parto, se for um parto muito difícil e esse bebê e essa mãe sofrerem muito.

Pode acontecer a partir de uma separação muito precoce da mãe e do bebê, como por exemplo, o bebê ficar na UTI longe da mãe, a mãe ser hospitalizada, uma viagem demorada da mãe, ou uma outra situação em que a mãe esteja de luto ao nascer o bebê e não conseguir fazer o rapport, não criar um vínculo mais profundo com essa criança. Enfim existem várias situações nesse sentido.

Vamos lá, então, entender um pouco mais sobre a função da mãe em nossa vida.

Essa função começa na nossa concepção. O pai coloca a semente de vida, de força. A mãe a acolhe, num ato de amor, e o óvulo se abre e a recebe.

Explosão de amor

Sim, é uma explosão de amor que acontece quando o óvulo é fecundado, independente da situação externa. Aqui já podemos compreender o significado da mãe em nossa vida. A mãe é a grandiosidade do servir, tanto que sua vida é colocada em jogo na hora de parir.

O nascimento é nosso segundo sucesso na vida.

Geralmente os padrões do nascimento se instalam em nós de forma positiva ou negativa, dependendo das circunstâncias de como ele ocorreu.

Portanto, se aconteceu um parto difícil, demorado, ou mesmo uma cesárea super fácil, precisamos entender como foi essa passagem de uma vida intrauterina para as primeiras horas no novo mundo dessa criança.

A mãe representa nossa sustentação de vida, nossa nutrição e nosso sucesso, independentemente da dimensão, estão relacionados a ela. Tanto que existem doenças como a anorexia, obesidade, demais transtornos alimentares e muitos outras, que estão diretamente ligados à relação mãe/filho(a).

Nossos relacionamentos são a cara da nossa mãe.

Mãe e filha deitadas sorrindo

Portanto, se não conseguimos acolher a mãe em nós, no nosso coração, teremos dificuldades em nos relacionarmos afetivamente.

Mãe é dedicação, entrega, cuidado, autoestima, inovação, vida nova, sucesso, principalmente interno e nada é maior que ela. E nada a substitui.

Vamos honrá-la, inclui-la e olhar para ela com todo o amor que ela merece.

E quero deixar um recado bem importante para as mulheres e seus homens. Não seja imprudente; não seja leviana com a maternidade, pois antes de tudo a Vida é sua função, juntamente com o pai.

Toda a mulher tem o direito de escolher não ser mãe!

Mas se escolher ser, seja e exercite sua função com plenitude e amor.

A vida depende disso, a paz no mundo depende disso, a felicidade e a alegria de viver de cada Ser Humano depende disso.

Compartilhe

Rosemari Johan

Rosemari Johan

Psicoterapeuta e Consteladora Familiar

Também pode te interessar

blog photo

Receita de sopa para noites de abril

Começa o ritual: descasca, corta, pica, reserva. E sente

Débora Chiari

Débora Chiari

blog photo

A bordo do Calypso de Cousteau

Sonho, encanto, pesquisa e histórias

Volnei Flávio Soldatelli

Volnei Flávio Soldatelli

blog photo

Mamute na Geleira: centros de consumo

Qual o preço oculto de um shopping?

Arno Kayser

Arno Kayser

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail