Feira Ecológica do Bom Fim celebra 35 anos com festa aberta ao público
Programação acontece no maior espaço a céu aberto de comercialização de alimentos orgânicos da América Latina
A Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) celebra 35 anos de existência no próximo sábado, 22 de agosto, com uma programação gratuita e aberta ao público. Diversos convidados e atrações estarão reunidos das 9h às 12h30min na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque da Redenção, em Porto Alegre.
O tema da festa deste ano é “O futuro vem da terra”. O apoio cultural é do Instituto-Goethe.
A programação preparada para ocorrer no maior espaço a céu aberto de comercialização de alimentos orgânicos da América Latina abre com um cerimonial marcado por falas de agricultores, seguido de “Parabéns à você” com distribuição do bolo de aniversário.
As atrações musicais começam às 10h com uma prata da casa. O pianista Leandro Antunes, figura constante na banca da Porto Verde Orgânica, abre o primeiro show da programação, às 10h.
Este ano, a festa terá dois padrinhos: os músicos Bethy Krieger e Luizinho Santos, frequentadores assíduos e grandes apoiadores da FEBF desde sua criação. Juntos, eles formam o inDUO, cujas apresentações podem ser apreciadas no Café Fon Fon, vizinho da feira. O duo soma mais de 35 anos de trabalho. Juntos, já ganharam seis Prêmios Açorianos e mais de 20 indicações.

A celebração abrirá espaço para bancas convidadas. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Restinga apresentará seus cursos e ações na área da agroecologia. A Amurt-Amurtel mostrará detalhes do Projeto (a)braço, que ocorre em parceria com a FEBF desde maio de 2021, com recolhimento de alimentos todos os finais de feira e distribuição a pessoas em vulnerabilidade social. O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cecane UFRGS) apresentará a atividade “De onde vem o alimento”. Nutricionistas e acadêmicos da Liga da Alimentação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Liali PUCRS) falarão sobre a importância do Guia Alimentar para a População Brasileira e do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos.
Amigas da Terra
A Amigas da Terra Brasil levará os temas protagonismo da juventude e a mobilização política nas lutas ambiental e climática, soberania alimentar e biodiversidade, além de expor materiais sobre sua atuação. A organização social surgiu efetivamente em 1983, sendo fruto da Associação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG), criada em 1964.
Sobre a Feira Ecológica do Bom Fim
Seguindo o pioneirismo do movimento ambiental no Brasil, a Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) surgiu em Porto Alegre (RS) em agosto de 1991, dois anos após a instalação da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), idealizada pela Cooperativa Ecológica Colmeia. Atendia à demanda de novos agricultores e agroindústrias em busca de um espaço para comercializar alimentos in natura e agroindustrializados sem o uso de agrotóxicos, bem como ao aumento do número de consumidores conscientes.

O trecho, localizado na Avenida José Bonifácio, entre as ruas Vieira de Castro e Santa Teresinha, germinou em número de expositores e diversidade, contando atualmente com 54 famílias oriundas de Porto Alegre, região Metropolitana, Serra Gaúcha, Litoral Norte, entre outras localidades do Rio Grande do Sul. Elas ocupam 90 boxes/bancas, levando diretamente para os consumidores o resultado de seu trabalho todos os sábados, inclusive feriados, das 7h às 13h. São aproximadamente 150 pessoas atuando na venda direta.
Aqui vale um adendo: olhando de fora, frequentadores enxergam uma só feira, gigante e diversa, com cerca de 150 bancas, que vai até quase a Avenida Osvaldo Aranha. No entanto, são dois sistemas distintos de organização ocupando a via: a FEBF é fruto da união de diversas associações e cooperativas e a FAE opera sob o guarda-chuva da Associação Agroecológica, entre outras organizações e cooperativas. As diferenças param por aí, já que ambas oferecem produtos exclusivamente orgânicos e certificados e, em vários momentos, realizam ações em parceria, como a campanha de retirada das sacolas plásticas, em operação desde maio de 2019.




