Uma árvore comestível
Ótima para envolver as crianças no preparo
Vera Damian2 min de leitura
Esta árvore comestível surgiu de brincadeiras com minhas netas para tornar as comilanças de Natal mais divertidas e saudáveis. Com as vantagens ainda de poder satisfazer todos os gostos e incluir as crianças no preparo.
Num mesmo prato, podem ser contemplados os seguidores de diferentes linhas alimentares – convencionais, vegetarianos, veganos – o que torna a "Árvore Comestível” ainda mais inclusiva e conectada com as propostas de respeito e de simplicidade.
Com esta origem assim tão democrática, nossa Árvore varia de ano para ano, conforme a criatividade dos participantes, a disponibilidade da safra de legumes e frutas e a variação de preços de alguns complementos.
O que você vai precisar?
Uma melancia – opte pelas mais alongadas e dê preferência para aquelas produzidas próximo de sua região. Melancia é uma das frutas típicas do verão.
Três caixas de palitos de madeira
Alguns palitos mais compridos (para apoiar a estrela).
Alface ou outras folhas verdes para enfeitar a base.
Enfeites comestíveis - a lista é infinita e você vai incorporar novos elementos a cada ano. Sugestões: uvas pretas e brancas, tomates vermelhos e amarelos, mirtilos, pêssegos, maçãs, morangos, ovos de codorna, biscoitos redondos de polvilho, cubos de queijo, fatias de espiga de milho, pedaços de cenoura (crua ou cozida) pepino, brócolis, couve-flor, azeitona, etc... Amplie sua lista com outras opções deliciosas e acolha as sugestões das crianças (por vezes vale até colocar docinhos para agradar os pequenos).
Modo de montar
Corte a base da melancia para ela se assentar e ficar bem apoiada.
Recorte a base em formato de estrela para fixá-la no final no topo da “Árvore”.
Com a melancia de pé, espete tantos palitos quando puder.
Depois é só ir decorando os palitos com seus “enfeites”.
Esta é a hora preferida das crianças (depois da estrela, é claro).
Vale combinar mais de um elemento no mesmo palito (mirtilo com morango, queijo com pepino, ovos e uvas, etc.)
As alfaces e outras folhosas podem servir para enfeitar a base da árvore.
Divirta-se e tenha um feliz, gostoso e saudável Natal.
*Vera Mari Damian é uma vovó contemporânea que, no Natal, prefere dedicar mais tempo para as brincadeiras e para a convivência do que para o preparo de comilanças. Na fotinha acima está a netinha Amanda, uma das parceirinhas da brincadeira.




