Serra se prepara para receber o cinema

Tapete vermelho estendido de 12 e 20 de agosto

Redação NBE

Redação NBE

10/08/2022
Serra se prepara para receber o cinema

3 min de leitura

O 50º Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 12 e 20 de agosto, já se consolida como uma edição histórica. No total, foram inscritos 881 filmes, sendo 58 longas-metragens estrangeiros e 598 curtas-metragens brasileiros.

Tudo começou quando o evento foi oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema. A primeira edição foi realizada de 10 a 14 de janeiro de 1973, já com a disputa pelo Kikito, o “Deus da Alegria”, uma estatueta de figura risonha e ensolarada criada pela artista plástica Elizabeth Rosenfeld.

Naquele ano, o festival consagrava o filme “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor. A nudez esteve presente também fora das telas. Por serem realizadas no verão, as primeiras edições do Festival foram marcadas por sensacionalismo, nudez e outras manifestações em busca de fama e reconhecimento.

Com a chegada dos anos 1980 e o aprimoramento das discussões sobre arte e cultura nos diversos espaços, o evento conquistou o título de um dos maiores do gênero no País.

No início dos anos 1990, a política anticultura do governo de Fernando Collor fez com que o cinema nacional entrasse em declínio. Para sobreviver, o Festival abriu a participação para filmes estrangeiros e promoveu uma edição ibero-americana, realizada entre 15 e 22 de agosto de 1992. A nova fórmula internacional, inédita no Brasil, deu novo significado ao evento, que passou a ser realizado sempre em agosto.

Hortênsias X Chocolate

Se as hortênsias típicas da região encantavam os apreciadores do Festival quando era realizado em janeiro, a mudança da data para o inverno imprimiu um novo charme, regado a chocolate e à estética do frio.

A trajetória do Festival de Cinema de Gramado acompanhou todas as fases do cinema nacional. Em consequência, a Serra Gaúcha se tornou palco de debates e de importantes encontros entre artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores de cinema, imprensa e público em geral.

Gramado transformou-se num palco que traduz as glórias e crises do cinema nacional e tornou-se reduto de manifestações políticas por parte da classe artística, atravessando, inclusive, tempos políticos duros nos anos 1970 e driblando a censura.

Desde a criação evento, mais de mil Kikitos foram distribuídos entre profissionais do cinema que venceram o Festival em diferentes categorias. Já os troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado prestam homenagem a atores, cineastas e personalidades ligadas ao cinema.

O Museu do Festival, localizado junto ao Palácio dos Festivais, guarda fotos, cartazes e atividades interativas que documentam esses quase 50 anos de história. Em 6 de junho de 2006, o Festival de Cinema de Gramado, juntamente com o Kikito, foi consagrado como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, oficializado pela Lei nº 12.529. No mesmo ano, foi inaugurada a calçada da fama de Gramado.

Festa para os sentidos

Gramado é considerada uma festa para os sentidos, com uma culinária rica e paisagens deslumbrantes de montanhas, vales, hortênsias e lavandas. O clima é cheio de surpresas, pode oscilar de um lindo céu azul à neblina e mesmo neve, às vezes num mesmo dia.

A cidade possui a maior infraestrutura turística do Rio Grande do Sul, com mais de 200 casas gastronômicas que servem desde o mais simples até o mais exigente paladar.

A rede hoteleira conta com centenas de estabelecimentos e é reconhecida pela excelência dos serviços prestados. Para tanto, disponibiliza em torno de 15 mil leitos.

É impossível passar pela cidade sem levar para casa os produtos com a qualidade de Gramado, característica dos chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato, couro e produtos coloniais. Ainda que seja alguma lembrancinha. E, claro, é a oportunidade de levar para casa seu próprio Kikito, mesmo que seja de chocolate.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Dia das Mães e das divindades maternas

O Dia das Mães foi mudando ao longo da história, mas segue cheio de significados. No Brasil, as comemorações iniciaram em Porto Alegre

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Viajar para se redescobrir

A jornada de realizar sonhos e superar desafios

Daiani Frassetto

Daiani Frassetto

blog photo

Ginástica para o cérebro chega a Gramado

Escola de treinamento para o cérebro atenderá pessoas de todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail