Programa QualividA, do Sindiserv, é referência na promoção da qualidade de vida

Atividades oferecidas aos servidores públicos de Caxias do Sul/RS possibilitam uma vida ativa e saudável, especialmente para os aposentados

Redação NBE

Redação NBE

29/11/2023
 Programa QualividA, do Sindiserv, é referência na promoção da qualidade de vida Arquivo Sindiserv

4 min de leitura

Nesta época muito se fala de ESG, o compromisso das empresas com as questões ambientais, sociais e de boas práticas administrativas. Porém, é de um sindicato que vem um exemplo ousado e grandioso. O programa QualividA será lembrado no futuro por ter ressignificado a vida de muitos servidores municipais de Caxias do Sul. Sua história ainda é recente, mas já coleciona depoimentos comoventes, como a de aposentados que dizem terem “voltado à vida” depois da implantação do programa.

Idealizadora do QualividA, Claudia Detanico Calloni é professora municipal aposentada e, em 2017, se motivou a formatar um amplo programa de qualidade de vida para o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), a partir das demandas dos próprios associados.

Pessoas sentadas assistindo à palestra

Sobre o programa

O programa contempla todos os servidores, mas aqueles que já se aposentaram são o público principal. Claudia Detanico Calloni destaca que foi criada uma comissão dos aposentados, composta atualmente por 25 representantes, que formata sugestões de novas iniciativas e decide em conjunto ações e encaminhamentos. “Os aposentados representam 40% da categoria representada pelo Sindiserv. Apesar de serem um número significativo, se sentiam invisíveis e excluídos numa sociedade que se apresenta como a ‘Caxias da Fé e do Trabalho’ e muitas vezes se esquece da parte humana. O programa colabora para a construção da identidade do aposentado na sua nova fase da vida, promove a qualidade de vida, compartilha conhecimento e incentiva a socialização”, define Claudia, que integra a diretoria sindical.

Nestes seis anos de programa, o QualividA vem crescendo e se qualificando. Segundo a diretora, entre os principais relatos dos participantes estão os ganhos em autoestima, saúde e a contrução de redes de socialização. “Através do programa, os servidores ampliam seus laços afetivos e conseguem sair desta solidão urbana que foi, inclusive, agravada pela pandemia”, observa Claudia.O QualividA vem ampliando seu leque de atuação e atendendo um número cada vez maior de servidores nos turnos da manhã, tarde e vespertino na busca de condições para um envelhecimento ativo e saudável.

Atividades

As atividades são inúmeras e variadas, incluindo ginástica, pilates, reiki, aulas de yoga (hormonal e hatha yoga), aulas de danças (gaúcha, anos 80 e 90, zumba e outras), aulas de música (violão, percussao), aulas de línguas (italiano, inglês, espanhol), aulas de pintura, massagem, limpeza de pele, curso de maquiagem e grupo de artesanato solidário, entre tantas. Recentemente foi lançada a “caminhada urbana orientada”, da qual podem participar outras pessoas da família do servidor, com o objetivo de promover uma atividade física descontraída e socializadora.

Pessoas fazendo Yoga

Integrantes do QualividA também participam de feiras de produtos e de artesanato comercializando seus trabalhos. O “Chá com conversa” promove o encontro dos servidores(as) aposentados(as). Para quem está na ativa são realizados os “Cafés da Manhã”, que reúnem os servidores das diferentes secretarias, de forma setorizada.

Para contemplar o lazer dos servidores, são realizados piqueniques na sede campestre, localizada em Fazenda Souza, e promovidos passeios para atrativos locais, regionais e outros mais distantes, com duração de até quatro dias.

Entre as ações de maior destaque estão as Rodas de Conversa sobre Saúde Mental que ocorrem mensalmentem com a participação de servidores aposentados e da ativa. Psicólogos, Gerontólogos e representantes da seccional local da Associação Brasileira de Alzheimer participam dando orientações ao grupo em suas atividades de cuidados com familiares.

Mulheres fazendo pizza

O QualividA também coleciona números impressionantes. No primeiro semestre de 2023, 476 alunos participaram das atividades de desporto, música e idiomas, 480 pessoas se integraram aos passeios, 250 no “Chá com conversa”, e outras centenas podem ser computadas nas diferentes atividades.

O programa já foi até premiado. O curso de inclusão digital, denominado “Tô Ligado”, que ajuda os aposentados a entender e utilizar as tecnologias digitais, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro – Caxias Educadora 2023, da Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul, na categoria Ensino Não Formal. Idealizado pelo diretor de formação do Sindiserv, Cristiano Cardoso, a iniciativa integra o programa QualividA.

“Por meio do programa QualividA, o Sindiserv se tornou um ponto importante de encontro para muitos servidores e servidoras interessados em melhorar a saúde física, mental e desenvolver habilidades”, observa a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli. “Significa dizer que este programa veio para reforçar a importância do sindicato como promotor e protagonista de ações que mudam a vida das pessoas, tanto no âmbito individual, como no coletivo, levando a uma sociedade mais fraterna e saudável” conclui a presidente.

Pessoas reunidas para foto

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Ano novo chinês mobiliza milhões de pessoas

O ano novo chinês inicia no dia 10 de fevereiro sob a regência do dragão

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

O que fazer para aumentar a imunidade dos cachorros

Confira dicas e procedimentos infalíveis para manter a imunidade do seu Pet em alta

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Porto Alegre saúda a Rainha das Águas

Uma cidade banhada por um imenso lago só poderia ter como padroeira uma santa ligada às águas

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail