Mulheres e homens 60+ ressignificam o envelhecimento

É hora de repensarmos o que de fato importa nesta idade

Redação NBE

Redação NBE

04/05/2022
Mulheres e homens 60+ ressignificam o envelhecimento Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

Marta Schlichting e Carmen Carlet*

Já vai longe o tempo em que ter 60 anos ou mais era sinônimo de perder o interesse pela vida. O avanço na média de idade – que conforme o IBGE (2020) está em 76,8 anos - é um dos fatores que ressignificou o envelhecimento, o que tem levado as pessoas a se sentirem mais jovens do que a idade real, embora ainda exista muito preconceito.

Pouco difundido e discutido em âmbito nacional, o etarismo é um tipo de discriminação semelhante ao racismo, homofobia e xenofobia.

Expressões como "você está velho demais para isso", "lugar de velho é em casa", entre outras, são discriminatórias e típicas do etarismo. Recentemente, um vídeo da atriz Marieta Severo (75 anos) viralizou na Internet jogando luz sobre o tema. Em um depoimento para a revista Marie Claire Brasil, Marieta provocou um grande debate sobre envelhecimento, juventude e o que de fato importa nesta idade.

Vale lembrar que pesquisas projetam que, em 2050, o Brasil terá 30% de sua população com idade acima de 60 anos. Em outras palavras, está mais do que na hora de repensarmos atitudes, conceitos e o mundo que vamos viver.

Fomentar discussões sobre esta pauta, políticas públicas mais inclusivas e apoiar a representatividade de pessoas 60+ em todos os cenários são formas de quebrar paradigmas e reforçar a identidade deste público, abrindo caminho para uma revolução cultural e social, reinterpretando a velhice através da aceitação das mudanças no corpo, as rugas e cabelos brancos, sem que isto signifique diminuição das capacidades produtivas e criativas.

Grupo de pessoas com mais de 60 anos

Equilíbrio nos hemisférios

Uma boa notícia vem do diretor da George Washington School of Medicine and Health Sciences (Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade de Washington): ele garante que o cérebro de uma pessoa idosa é muito mais prático do que se acreditava até agora.

Segundo o médico, por volta dos 60 anos a interação dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro torna-se harmoniosa, expandindo as possibilidades criativas.

Essa explicação fortalece o que se observa na prática cotidiana, através do crescente número de homens e mulheres que promovem mudanças radicais em suas vidas quando completam 60 anos.

Para alcançar esta qualidade de vida, especialistas aconselham o desenvolvimento intelectual com o aprendizado de novas ocupações, maior interesse por atividades artísticas e físicas, fazer planos para o futuro, viajar, fortalecer as amizades, enfim, viver a vida de forma plena e saudável.

*Marta Schlichting e Carmen Carlet são jornalistas e atuam na CCMS Multicomunicação

Perfil Geral 60+ no Brasil

• 34,1 milhões de pessoas;

• Representam 16,2% da população;

• 34,5% dos lares brasileiros têm pelo menos uma pessoa nesta faixa etária;

• 83,4 % moram com suas famílias;

• 16% vivem sozinhas, ou com esposos e companheiros;

• 1% reside em Instituições de Longa Permanência para Idosos;

• 22,9% continuam a trabalhar;

• 24,9% contribuem com mais de 50% da renda familiar.

Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – IBGE, 2020

Leia também: Mulheres e Homens 60+, a economia prateada

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

O que as cartas dizem?

Conheça detalhes dessa prática que há séculos desperta curiosidade e fascínio nas pessoas, além de ser um dos oráculos mais consultados do mundo

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Focaccia: abocanhe seu pedaço!

Versátil, saborosa, aromática… não faltam adjetivos para a Focaccia - uma preparação que conquistou o paladar dos brasileiros e hoje figura soberba nas padarias e delicatessens espalhadas pelo país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Cabelos pedem mais atenção no Outono

Cabeleireira dá dicas eficientes para cuidar dos cabelos nesta época do ano

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail