Cuidados para evitar incômodos no verão
Micose? Fungo? Alergia? Alguns pequenos cuidados podem garantir um verão mais divertido
Adobe Stock/NBE2 min de leitura
Exposição solar somente no horário adequado e uso de protetor solar são fundamentais. Mas não é apenas o sol que danifica a pele. Micoses e fungos são comuns na estação mais quente do ano. Saiba como evitar estes incômodos.
1 - Excesso de sol
O excesso de sol pode provocar queimaduras, desconforto e doenças, como câncer de pele. Além disso, uma grave consequência é o envelhecimento precoce da derme, a camada mais superficial da pele, que sofre diretamente com a falta de cuidado.
2 – Micoses e fungos
Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. Os fungos estão em toda parte, até mesmo na própria pele existem fungos que não nos causam doenças e se alimentam da queratina, que é uma substância encontrada na superfície da pele.
O problema começa quando esses fungos encontram condições favoráveis ao seu crescimento, tais como calor e umidade, e passam a se reproduzir em maior quantidade e mais velozmente, causando então a doença. Por isso é importante manter alguns hábitos de higiene:
- Roupas muito quentes ou muito justas podem criar condições para o crescimento dos fungos.
- Enxugue-se com calma, especialmente nas regiões de dobras de pele, como os dedos dos pés, axilas e virilha.
- Vestiários, piscinas e saunas são os lugares favoritos dos fungos, não ande descalço nestes locais. Ao perceber alguma micose ou alteração na pele dos pés procure um dermatologista, pois quanto mais rápido se inicia o tratamento mais rápida será a cura.
3 - Cuidados íntimos
Para garantir saúde por todo verão é preciso prestar atenção em alguns detalhes:
-
Biquíni molhado - Biquínis e maiôs molhados ou úmidos podem acabar se tornando um perigo por conta da combinação umidade e calor, que propiciam o desenvolvimento de fungos. Evite ficar muito tempo com roupas molhadas.
-
Contato direto com a areia - A areia da praia é um meio de cultura de micro-organismos, já que nela são depositados detritos orgânicos que entram em decomposição. Ao ter contato com as partes íntimas (vagina, ânus ou outra mucosa), pode provocar coceira, secreção (como corrimentos) e alergia.
-
Evite problemas usando calcinhas de algodão e não ficando muito tempo com o biquíni molhado. Dê preferência para saias e vestidos em detrimento de calças, principalmente se forem apertadas.
Leia também: Como se proteger dos raios solares




