Como se proteger dos raios solares
O sol é nosso amigo e fonte de vitaminas. Mas é preciso saber se expor e usar proteção solar adequada
Adobe Stock/NBE3 min de leitura
O recomendado sempre é você aproveitar o sol nos horários adequados (antes das 10h da manhã e após as 15h). O uso de chapéus e roupas com proteção UV funcionam como barreiras protetoras, mas, ainda assim, em muitos casos é indicado o uso de protetores solares, que funcionam como um escudo para a saúde da pele, especialmente as mais sensíveis.
Estes cuidados previnem queimaduras solares/ardência/vermelhidão, o envelhecimento precoce, manchas e doenças de pele causadas pela exposição excessiva às radiações ultravioletas do sol.
Entenda UVA e UVB
UVA e UVB são tipos de radiação ultravioleta (UV) do sol, que, embora invisíveis, causam danos diferentes à pele.
Os raios UVA estão presentes o dia todo. Penetram mais fundo, causando envelhecimento precoce (rugas, manchas) e podem causar câncer de pele. São também responsáveis pelo bronzeado mais duradouro e gradual.
Os raios UVB são mais intensos em horários de pico (10h-16h) e afetam a superfície da pele, sendo os principais responsáveis pela vermelhidão, queimaduras solares e são também possíveis causadores do câncer de pele.
Como escolher o protetor
O FPS (Fator de Proteção Solar) indica a proteção da pele contra queimaduras solares, ou seja o fator significa quantas vezes a pele está protegida com o protetor solar quando comparada à pele sem proteção. Quanto maior o Fator de proteção mais a pele está protegida e menos radiação passa para ela.
O recomendável é escolher um protetor solar com FPS (UVA) e PPD (UVB) alto. Aplicar generosamente e reaplicar a cada 2 horas ou após suar/nadar.
É comum pensar que quanto maior o FPS, maior a proteção. E realmente, um FPS mais alto oferece uma proteção um pouco maior, mas a diferença não é tão grande quanto parece! Veja a seguir:
- FPS 15: bloqueia cerca de 93% dos raios UVB.
- FPS 30: bloqueia cerca de 97% dos raios UVB.
- FPS 50: bloqueia cerca de 98% dos raios UVB.
- FPS 100: bloqueia cerca de 99% dos raios UVB.
Ou seja, a diferença de proteção entre um FPS 50 e um FPS 100 é de apenas 1%, mas o valor comercial é desproporcional.
Para garantir que você está protegendo a sua pele, use um FPS mínimo de 30 que é o recomendado por dermatologistas para uma proteção adequada no dia a dia. Peles negras também devem estar protegidas com no mínimo FPS 15. A pele do rosto geralmente fica exposta diariamente à radiação solar e por isso é indicado uso de FPS mais altos, inclusive para compensar a falta de reaplicação no dia a dia.
O FPS é importante, mas não é o único fator a ser considerado. A escolha do protetor solar ideal depende do seu tipo de pele, nível de exposição solar e estilo de vida.
O óleo de coco também é muito utilizado para a exposição ao sol, por deixar a pele suave e hidratada, mas seu fator de proteção solar (FPS) natural é considerado muito baixo (menos de 10).
Também é recomendável a exposição ao sol sem nenhum protetor solar para ajudar na fixação da vitamina D no corpo, desde que por pouco espaço de tempo (menos de 15min).
- Leia também: Cuidados para evitar incômodos no verão



