Cinema de Verão 2022 volta às ruas

Sessões promovem encontros ao ar livre

Redação NBE

Redação NBE

03/03/2022
 Cinema de Verão 2022 volta às ruas Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

O consagrado projeto Cinema de Verão volta às ruas de Caxias do Sul de 07 a 20 de março. Trata-se de uma privilegiada oportunidade para assistir filmes ao ar livre e em formato comunitário e democrático, promovendo o convívio social e a descentralização da cultura.

As exibições serão gratuitas e vão acontecer na Praça Central Dante Alighieri e nos bairros de Ana Rech, Forqueta, Galópolis, Santa Lúcia do Piaí, Desvio Rizzo e São Pelegrino, além de sessões na Associação Cultural Paralela.

Serão 28 sessões, com 32 títulos .Além de diretores nacionais e internacionais, o Cinema de Verão 2022 vai exibir o nascimento de uma nova produção audiovisual em Caxias do Sul nos anos 2000. Serão três sessões dedicadas a 12 títulos produzidos na cidade, além do já cult Julio 24 horas, um filme sobre personagens que têm em comum a principal avenida da cidade. O filme de Jorge Valmini e Bruna Barella abre a programação, dia 7, na praça central caxiense, de frente pra Julio.

O encerramento acontece no dia 20, na Igreja São Pelegrino, com O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. No meio disso, o instigante Old Boy, o adorável Saneamento Básico, o perturbador Réqueim Para Um Sonho, a divertida animação Wood & Stock, o emocionante Fale Com Ela, de Almodóvar, e o já clássico brasileiro O Auto da Compadecida.

Outras opções

Sediando a exibição dos curtas caxienses, a Paralela também terá uma seleção de títulos como Bastardos Inglórios e Kill Bill, ambos de Quentin Tarantino, e Dogville, de Lars Von Trier, incluindo sessões às 23h59min, com os assustadores Atividade Paranormal e REC. Além das projeções de cinema, na Igreja de São Pelegrino também deverá acontecer uma visita guiada. O lançamento do projeto será realizado numa live dia 06, às 20h, com participação do produtor cultural e curador do projeto, Robinson Cabral, do ator e diretor Jorge Valmini e do jornalista Marcelo Mugnol. com mediação do jornalista Carlinhos Santos.

Os bairros caxienses seguirão sendo espaço para armar a tela branca promovendo encontros entre vizinhos, crianças, jovens e adultos, mobilizados pelas emoções da sétima arte. Esse é um dos objetivos do Cinema de Verão, que busca ainda contribuir na formação de público para cinema, apostando na democratização do acesso à cultura e na ocupação do espaço público com arte.

No contexto da cena cultural caxiense, o projeto foca, ainda, três dimensões: a simbólica, propondo encontros afetivos e formativos, de dinamização da economia local no entorno dos lugares que sediam as sessões, e, na dimensão cidadã, aproximando públicos de idades diferentes para momentos de lazer na perspectiva do acesso à arte.

O Cinema de Verão é uma realização da VARSÓVIA Educação e Cultura, com curadoria do produtor Robinson Cabral e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e ProCulturaRS, Patrocínio da TECBRIL Tecnologia em Tintas, Apoio Cultural das empresas RANDON, MARCOPOLO e FOCCO Soluções em Gestão e Apoio do SESC Caxias do Sul / FecomércioRS.

Sessões de curtas caxienses

  • UM CERTA NOITE VAZIA de Marcelo Mugnol
  • KYLMAIR de Márcio Schenatto
  • UM DIA NA VIDA de Jorge de Jesus
  • O SAPATEIRO de Jorge de Jesus
  • O QUARTO de Robinson Cabral
  • O SINO DO CAMPANÁRIO de Robinson Cabral
  • PESSOAS FELIZES SE PARECEM de Conrado Heoli e Marcelo Muller
  • A NOITE DO SANGUANEL de Janete Kriger e Viviane Pasqual
  • A PORTA de Roger Bundt
  • ENDEREÇO de Lissandro Stallivieri
  • ILHA DAS JANELAS FECHADAS de Lissandro Stallivieri
  • FINADOS de Lissandro Stallivieri e Samuel Bovo

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Descubra a Mesa Quântica Estelar Nova Era

Conheça mais sobre essa técnica energética que combina símbolos, gráficos (geometria sagrada), radiestesia e radiônica para promover autoconhecimento e equilíbrio energético em vários níveis

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Proteja-se dos golpes na internet

No Brasil são 4,7 mil golpes por dia e os idosos são o principal alvo

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Dia das Mães e das divindades maternas

O Dia das Mães foi mudando ao longo da história, mas segue cheio de significados. No Brasil, as comemorações iniciaram em Porto Alegre

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail