Aumenta a procura por Blefaroplastia
Cirurgia estética é possível de ser feita no verão com cuidados e planejamento adequados
Adobe Stock/NBE2 min de leitura
A blefaroplastia é a cirurgia realizada para remover excesso de pele, gordura ou flacidez das pálpebras e se tornou a cirurgia estética mais realizada no mundo. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), em 2024 foram cerca de 2,1 milhões de procedimentos, um crescimento de 13,4% em relação ao ano anterior.
No Brasil, a técnica ganhou destaque não apenas pelo efeito estético, mas também pelos benefícios funcionais. Apesar da alta procura, ainda existem mitos em torno do procedimento. Um dos mais comuns é a ideia de que não se pode realizar blefaroplastia no verão, mas de acordo com a oftalmologista e cirurgiã plástica ocular Bruna Rymer não há impedimentos para operar no verão. “O que faz a diferença é o quanto o paciente consegue seguir corretamente as orientações no pós-operatório. A exposição solar precisa ser controlada tanto no verão quanto no inverno, especialmente no primeiro mês após a cirurgia”, explica.
Cuidados necessários
Segundo a cirurgiã, nos primeiros dias após a cirurgia, especialmente na primeira semana, quando ainda há pontos, é fundamental evitar exposição direta ao sol. “Nesse período, o uso de óculos escuros, boné ou chapéu é indispensável, já que ainda não é possível aplicar protetor solar diretamente sobre a cicatriz”, orienta a especialista.
Após a retirada dos pontos, o uso de protetor solar sobre a cicatriz passa a ser essencial, com reaplicação ao longo do dia em casos de exposição prolongada. Também está recomendado não mergulhar no mar ou piscina piscina por pelo menos 15 dias, período em que a cicatriz ainda está muito recente. “Idealmente, o mergulho deve ser evitado por até 30 dias. Entrar na água sem mergulhar pode acontecer antes, desde que a cicatriz esteja bem cuidada”, ressalta.
Para a cirurgiã Bruna Rymer O verão, inclusive, pode ser um período favorável para a cirurgia. “No período de férias, é mais fácil fazer uma pausa, o que é fundamental para uma recuperação rápida e tranquila”, destaca a médica.



