Ano novo chinês mobiliza milhões de pessoas

O ano novo chinês inicia no dia 10 de fevereiro sob a regência do dragão

Redação NBE

Redação NBE

06/02/2024
Ano novo chinês mobiliza milhões de pessoas Freepik/NBE

1 min de leitura

China, Taiwan, Cingapura, Malásia, Coréia do Sul, Tibete e as respectivas comunidades destas nações que migraram para outros países se preparam para comemorar o Ano Novo no próximo dia 10 de fevereiro, quando, naquelas culturas, inicia o ano de 4722.

Sobre o ano novo chinês

Diferente do calendário mais utilizado no Ocidente, que é regido pelo sol, o calendário chinês é regido pela lua. O ano novo chinês ocorre anualmente durante a lua nova entre o final de janeiro a meados de fevereiro, por isto a data varia bastante na correlação com o nosso calendário.

Conforme o horóscopo chinês, cada ano lunar é regido por um signo, representado por um animal. São 12 animais regentes: galo, cão, javali, rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro e macaco (veja aqui o seu animal no horóscopo chinês). O ciclo se repete a cada 12 anos.

O ano novo chinês em 2024 será o Ano do Dragão, animal que tem um lugar especial na mitologia chinesa e é tido como autoritário, forte e bem-sucedido. Na China, o dragão era e ainda é considerado uma criatura justa e benevolente e é visto como um símbolo de sorte e portador de riqueza.

Mulher segurando arte de dragão

Segundo o tradicional Almanaque do Pensamento, o Ano do Dragão “favorece estudos, trabalhos autônomos e viagens curtas, sendo também excelente para rever antigos projetos e negócios deixados em segundo plano”. No horóscopo chinês o regente do ano também terá uma influência diferenciada para cada pessoa, conforme o seu próprio animal regente do ano em que a pessoa nasceu.

Por sua simbologia nas tradições destes povos, é esperado que as celebrações do “Ano do Dragão” sejam ainda mais intensas, coloridas e vibrantes. E que o Dragão traga boa sorte e esperança.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Descubra o universo das Cartas Ciganas

O Baralho Cigano (também conhecido como oráculo) se destaca entre as práticas divinatórias e há séculos, tem se mostrado uma fascinante ferramenta de autoconhecimento, repleta de simbolismo e sabedoria ancestral

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Pet na terceira idade?

Cães e gatos precisam de cuidados redobrados na fase de envelhecimento

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Geriatra orienta para o necessário cuidado especial com idosos

Dicas simples podem ajudar idosos atingidos direta ou indiretamente pelas inundações. Acompanhe

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail