Animais sentem: reconheça e proteja

Reconhecimento científico de que os animais têm consciência e sentimentos transforma a forma como devemos nos relacionar com eles

Redação NBE

Redação NBE

02/02/2026
Animais sentem: reconheça e proteja Freepik/NBE

2 min de leitura

No século 19, o naturalista Charles Darwin já havia afirmado que não havia diferença fundamental entre o homem e os animais na sua capacidade de sentir prazer e dor, felicidade e sofrimento, mas sua tese na época foi rejeitada pelo meio científico.

Em 2012, no Reino Unido, foi assinada a Declaração de Cambridge sobre a Consciência Animal reconhecendo que mamíferos, aves e até polvos possuem estruturas cerebrais capazes de gerar emoções e experiências subjetivas. A Declaração (veja abaixo) foi apresentada por especialistas internacionais em neurociência e proclamada por diversos cientistas renomados, entre eles o notório físico Stephen Hawking.

O documento de Cambridge finalmente derrubou a ideia de que apenas humanos são capazes de sentir de forma consciente e impulsionou uma vasta produção científica que segue avançando. O novo entendimento se reflete também no campo jurídico.

No Brasil, uma atualização no Código Civil está sendo discutida no Senado para reconhecer cães, gatos e a fauna nacional como “seres sencientes”, capazes de sentir dor, emoções e ter uma "vida interior". A medida propõe que animais deixem de ser considerados objetos (bens semoventes) para receber proteção jurídica própria, impactando regras de guarda, maus-tratos e responsabilidade civil.

O reconhecimento científico de que os animais têm consciência e sentimentos transforma a forma como devemos nos relacionar com eles. Já se sabe que animais domésticos e de criação podem experimentar estresse, solidão e bem-estar, o que torna indispensável considerar suas necessidades emocionais no convívio e no manejo diário.

Pesquisas mostram que ambientes enriquecidos, previsíveis e sustentados por interações positivas reduzem o sofrimento e melhoram a saúde física e comportamental, reforçando que cuidar das emoções dos animais é tão essencial quanto atender às suas necessidades básicas.

Diante desse consenso, cabe a nós garantir condições de vida mais éticas, seguras e respeitosas a todas as espécies — porque, como a ciência já comprova, os animais sentem, e merecem viver com dignidade e bem-estar emocional.

Para alertar sobre este tema, a jornalista e documentarista Stefania Fernandes lançou recentemente uma série de podcasts no Youtube que investigam o que os animais de estimação sentem e são capazes de compartilhar com seus tutores.

Com a ajuda de especialistas e com base em histórias reais, o programa investiga a fronteira entre o que é considerado "loucura" e o que é "normal" na relação entre humanos e seus pets — especialmente gatos.

Declaração de Cambridge sobre a Consciência Animal

A ausência de um neocórtex não parece impedir que um organismo experimente estados afetivos. Evidências convergentes indicam que os animais não humanos têm os substratos neuroanatômicos, neuroquímicos e neurofisiológicos de estados de consciência juntamente com a capacidade de exibir comportamentos intencionais. Consequentemente, o peso das evidências indica que os humanos não são os únicos a possuir os substratos neurológicos que geram a consciência. Animais não humanos, incluindo todos os mamíferos e as aves, e muitas outras criaturas, incluindo polvos, também possuem esses substratos neurológicos.

Reino Unido - 2012

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Cães exigem mais cuidado no verão

Carinho e brincadeiras estão em alta nesta época, mas tutores precisam atentar para estes quatro problemas típicos da estação

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Cuidados para evitar incômodos no verão

Micose? Fungo? Alergia? Alguns pequenos cuidados podem garantir um verão mais divertido

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Como se proteger dos raios solares

O sol é nosso amigo e fonte de vitaminas. Mas é preciso saber se expor e usar proteção solar adequada

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail