8 coisas a serem evitadas no caminho para a felicidade

Filósofo espanhol chama a atenção para a escolha de algumas rotas neste longo e tortuoso caminho

Redação NBE

Redação NBE

13/01/2025
8 coisas a serem evitadas no caminho para a felicidade AdobeStock-NBE

3 min de leitura

1 - Não deposites esperanças no passado nem na estúpida crença de que só lá pudeste ser feliz: estás desperdiçando oportunidades incríveis do presente, lugar que habitarás para o resto de tua vida, para começar de novo, para ser feliz

2 - Não te apegues, não tentes deter a passagem do tempo. Não finjas que algo não terminou, quando na verdade já acabou. Nada dura para sempre, nem o bem e tampouco o mal: se fundamentas tua felicidade em algo material, seja uma empresa, tua esposa, teus filhos, um carro… estarás dando força para que - uma vez que não esteja no teu controle - sejas um completo infeliz.

3 - Não fiques planejando e maquinando continuamente o que é que te faz feliz, pois, assim, estás deixando de lado o domínio das emoções, a alegria de viver e de sentir. Todos os que um dia estiveram à beira da morte e voltaram, dizem o mesmo: viram mosaicos feitos de pequenos momentos que se dividiam com os seres mais queridos e que agora voltam a citar. Nunca ninguém se lembrou do último contracheque ou da última letra da hipoteca.

4 - Não adies nenhuma decisão, não temas viver como um principiante, não deprecies o dom que te foi dado. Se trais a ti mesmo, trais as possibilidades que te foram confiadas para ser feliz. Basta-te com muito pouco. Na verdade, com quase nada. Como dizem os taoístas: quem muito acumula, sofrerá grandes perdas.

Mãos segurando um dandelion

5 - Não sejas surdo para tua intuição. Satisfaça teus desejos na medida que puderes, ou não os aumente se sabes que não podes preencher-lhes. Sentir-se infeliz é sentir-se insatisfeito. Podemos ser responsáveis por nossa infelicidade se não nos propusermos metas impossíveis que, suspeitosamente, se parecem muito com as do vizinho e não como genuinamente nossas.

6 - Se te manténs sempre ativa, se te deixas levar pelo turbilhão de acontecimentos, cavalgarás todo o tempo em cima de um tigre louco que só parará quando ele quiser, sem que possas decidir qual o momento. Cultiva a arte de estar em ti mesmo, de sentir o corpo, seja através da meditação ou do esporte.

7 - Se fechas toda possibilidade para que o novo chegue, inclusive se petrificas teu conceito de felicidade e não o deixas fluir, estarás condenado à dor. Os conceitos mudam conosco, com nossas vivências e nossas experiências. Se não podes, ao menos finja aceitar a mudança. Pela imitação, diziam na Idade Média, também se chega à santidade. Imita teu melhor eu, e, assim, personagem e ator se tornarão um.

8 - Partindo do ponto de querer ser bem-sucedido em tudo que se faça, incluindo o desejo de ser feliz, novamente estaremos colocando energia no lado oposto: o fracasso. Acredite! Ele será a sombra que nos acercará. Todos buscamos o mesmo: o reconhecimento da felicidade e o reencontro desse estado de ânimo, além das boas vibrações.

Fonte - Publicado originalmente no jornal Nosso Bem Estar de novembro de 2008, assinado pelo professor espanhol de Filosofia Luis Miguel Andrés Llatas.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Ginástica para o cérebro chega a Gramado

Escola de treinamento para o cérebro atenderá pessoas de todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Excesso de telas afeta saúde mental dos idosos

Pesquisa revela danos com o aumento da conectividade do grupo 60+

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Participe da Estação Bem Estar em Garibaldi

No sábado, dia 5 de abril, acontece a primeira edição da Estação Bem Estar no Boulevard Garibaldi

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail