Saiba como preparar água solarizada e cromatizada

Solarizar e cromatizar a água é um método simples de energização

Redação NBE

Redação NBE

10/01/2023
 Saiba como preparar água solarizada e cromatizada  Adobe Stock/NBE

5 min de leitura

A luz do Sol costuma ter um efeito purificador, renovador e revitalizante.

Para solarizar, deixe a água numa garrafa de vidro ou copo devidamente limpos por um período mínimo de uma hora (sol forte), durante metade do dia (sol fraco) ou o dia todo (em dia chuvoso).

O melhor horário para preparar a água é pela manhã, de 8h às 10h.

Quando bebemos uma água que foi exposta aos raios solares, permitimos que esses benefícios fluam para diferentes partes do nosso corpo, renovando e revitalizando o organismo.

Além de energizar a água pela luz do Sol, é possível aproveitar os benefícios das cores, trabalhando com a Cromoterapia. É química pura. Como já foi provado cientificamente, cada cor vibra numa determinada frequência. Como o nosso corpo é constituído de dois terços de água, ao beber a água solarizada e cromatizada, estamos colocando todas as nossas células para vibrar na frequência de determinada cor.

Tudo o que você precisa fazer é colocar água mineral ou filtrada em uma garrafa de vidro transparente e depois envolvê-la com papel colorido, como o celofane, na cor desejada. O próximo passo é tampar a garrafa e expô-la ao sol. As indicações de tempo são as mesmas para a água solarizada.

Como preparar a sua água solarizada

Basta colocar água filtrada em uma garrafa de vidro transparente e depois envolvê-la com papel colorido, como o papel celofane, por exemplo, na cor desejada. Outra alternativa é usar uma garrafa, jarras e copos coloridos, encontrados em lojas de departamento ou decoração. Os utensílios utilizados devem ser sempre de vidro, nunca de plástico.

A água solarizada não pode ser fervida e nem congelada, pois as partículas tornam-se neutras, perdendo o seu efeito. O ideal é tomar um ou mais copos de água por dia.

Escolha a cor conforme os objetivos que deseja, observando as seguintes características:

• Vermelho - é estimulante, afasta a depressão e tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade. Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão. É contraindicado para temperamentos sanguíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.

• Amarelo - é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo. Do ponto de vista psicológico estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo. Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes. É contraindicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarreia, gastrite e alcoolismo.

• Laranja - é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e oferece a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, de enfrentar desafios e trazer autoconfiança e autoestima. Indicado nos casos de problemas com o baço, fígado, pâncreas e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé, joelhos, punhos) e problemas respiratórios. É contraindicado para pessoas com insônia.

• Verde - é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma. Indicado para baixar a pressão, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer. Combate infecções, inflamações e intoxicações. O verde não tem contraindicação, mas devemos usá-lo com prudência e não exagerar.

• Azul - traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquilizando o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse. Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireoide, insônia, queimaduras e nervosismo. É contraindicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.

• Índigo - trabalha o equilíbrio energético, a intuição, a proteção, a limpeza e a purificação de ambientes. Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne. Ajuda a estancar hemorragias. Não apresenta contraindicações.

• Violeta - é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas. Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, problemas na bexiga. Não apresenta contraindicações.

• Rosa - trabalha afetividade, amor, harmonia e união, além de ajudar no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais. Indicado para desintoxicar os centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores. Não apresenta contraindicações.

O ideal é tomar a água solarizada de 15 a 30 dias, na cor escolhida, para sentir os benefícios.

É interessante começar sempre pela cor verde, para equilibrar o corpo. Depois do período estabelecido, é possível preparar a água em outra cor que sinta necessidade. Poderá, também, intercalar o consumo da água solarizada na cor verde com outra água preparada em uma cor diferente. Nesse caso, o ideal é tomar um copo de água solarizada com o verde pela manhã, e outro copo à tarde ou à noite, de uma água feita em outro tom.

Não é indicado fazer uso de todas as cores ao mesmo tempo. Em um processo terapêutico é interessante tratar de uma queixa de cada vezes, depois disso, gradativamente, trabalhar outras questões.

Com informações do portal Personare.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Dia Mundial da Visão é comemorado em 10 de outubro

Cerca de 35 milhões de brasileiros têm algum grau de dificuldade visual. Data promove os cuidados preventivos

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Leites vegetais são alternativa deliciosa

São fáceis de preparar e de digerir e podem ser consumidos quentes ou frios

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Quais são os alimentos inflamatórios?

Do ponto de vista do ayurveda, enquanto não conserta o “equipamento” qualquer alimento pode se tornar inflamatório

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail