Partos prematuros podem ser reduzidos com acompanhamento médico

Monitoramento durante um ano de 500 mulheres resultou na redução de cerca de 40% no índice de partos prematuros

Redação NBE

Redação NBE

01/11/2023
Partos prematuros podem ser reduzidos com acompanhamento médico Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

A atuação organizada de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos durante a gestação pode garantir mais bem-estar para mamães e bebês durante a gravidez e depois do parto.

Dados que reforçam a tese fazem parte do relatório de resultados do Programa de Atenção Integral da Gestação ao Pós-Parto, desenvolvido pela empresa AsQ. A iniciativa acompanhou até 500 gestantes de forma simultânea ao longo de vários meses.

Sobre o projeto

O projeto foi implementado em uma empresa atendida pela AsQ, especialista em saúde corporativa. O índice de nascimentos prematuros no grupo foi de 7%. Em geral, esse percentual no País gira em torno dos 11,1 %. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida foi registrado em 85% dos bebês acompanhados. O índice nacional é de aproximadamente 50%.

O número de mulheres monitoradas variou ao longo do tempo do projeto, que durou 13 meses (março 2022/maio 2023). Na média, as gestantes acompanhadas fizeram sete ou mais consultas de pré-natal. Elas realizaram os exames indicados para cada fase da gestação e tiveram atendimento de psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas sempre que necessário. O grupo incluía pacientes saudáveis e mulheres com doença pré-clínica ou com doenças crônicas estabelecidas, algumas com potencial de complicações.

“O ponto de partida do trabalho foi o diagnóstico do quadro de saúde de cada mãe. A partir dessa identificação, foi possível planejar o atendimento e garantir que cada pessoa tivesse a atenção adequada”, diz o CEO da AsQ, André Machado Júnior. Os quadros mais simples tiveram acompanhamento básico, com consultas e exames de rotina. Situações mais críticas exigiram desde o encaminhamento para especialistas, como psicólogos ou nutricionistas, até medidas como a recomendação de repouso absoluto.

Grávida segurando a barriga

As participantes também receberam sete materiais educativos, em formato de ebooks, com informações sobre alimentação, auto-imagem, mudanças registradas nos diferentes ciclos da gestação e o papel do pai no cuidado com o bebê.

O Programa de Atenção Integral da Gestação ao Pós-Parto é um dos principais programas da AsQ , empresa especialista em saúde corporativa que presta serviços para outras empresas fazerem a gestão da saúde dos colaboradores com resultados de economia e eficiência.

Avanços no Brasil

Segundo dados do relatório da Organização Mundial da Saúde -OMS em maio de 2023, o Brasil está entre os 10 países que conseguiram reduzir a taxa de prematuridade de forma mais rápida na última década. Em 2010, cerca de 12% do total de nascimentos acontecia de forma precoce. Esse número passou para 11,1% em 2020.

O bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez - uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas. Estima-se que 13,4 milhões de bebês nasceram prematuros só em 2020, com quase 1 milhão de mortes ocorrendo por complicações relacionadas com o parto precoce.

O relatório da OMS destaca ainda a conquista brasileira da ampliação da licença-maternidade para mulheres cujos bebês ficam internados após o nascimento. A chamada “licença estendida” define que a licença-maternidade de 120 dias passe a contar após a alta hospitalar. Em agosto de 2023, a prorrogação também passou a ser concedida ao salário-maternidade.

O dado negativo é que o Brasil aparece ainda como o segundo país com maiores taxas de cesarianas, que representam mais da metade dos nascimentos (55,7%), ficando atrás apenas da República Dominicana (58,1%).

O relatório “Nascido cedo demais: década de ação contra o parto prematuro”, está disponível aqui

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Reiki: saiba mais sobre essa terapia milenar e seus benefícios

Técnica tem origem japonesa e utiliza a energia vital para restaurar a harmonia física, mental, espiritual e emocional dos pacientes, promovendo saúde e bem-estar

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Aproveite mais de cem receitas com pinhão

A safra deste ano promete fartura. Ótimo para combinar o sabor maravilhoso do pinhão com sua riqueza nutricional

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Atividade física regular melhora humor e combate estresse

Treinar libera os chamados “hormônios da felicidade”, promovendo saúde física, mental e emocional

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail