Partos prematuros podem ser reduzidos com acompanhamento médico

Monitoramento durante um ano de 500 mulheres resultou na redução de cerca de 40% no índice de partos prematuros

Redação NBE

Redação NBE

01/11/2023
Partos prematuros podem ser reduzidos com acompanhamento médico Adobe Stock/NBE

3 min de leitura

A atuação organizada de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos durante a gestação pode garantir mais bem-estar para mamães e bebês durante a gravidez e depois do parto.

Dados que reforçam a tese fazem parte do relatório de resultados do Programa de Atenção Integral da Gestação ao Pós-Parto, desenvolvido pela empresa AsQ. A iniciativa acompanhou até 500 gestantes de forma simultânea ao longo de vários meses.

Sobre o projeto

O projeto foi implementado em uma empresa atendida pela AsQ, especialista em saúde corporativa. O índice de nascimentos prematuros no grupo foi de 7%. Em geral, esse percentual no País gira em torno dos 11,1 %. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida foi registrado em 85% dos bebês acompanhados. O índice nacional é de aproximadamente 50%.

O número de mulheres monitoradas variou ao longo do tempo do projeto, que durou 13 meses (março 2022/maio 2023). Na média, as gestantes acompanhadas fizeram sete ou mais consultas de pré-natal. Elas realizaram os exames indicados para cada fase da gestação e tiveram atendimento de psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas sempre que necessário. O grupo incluía pacientes saudáveis e mulheres com doença pré-clínica ou com doenças crônicas estabelecidas, algumas com potencial de complicações.

“O ponto de partida do trabalho foi o diagnóstico do quadro de saúde de cada mãe. A partir dessa identificação, foi possível planejar o atendimento e garantir que cada pessoa tivesse a atenção adequada”, diz o CEO da AsQ, André Machado Júnior. Os quadros mais simples tiveram acompanhamento básico, com consultas e exames de rotina. Situações mais críticas exigiram desde o encaminhamento para especialistas, como psicólogos ou nutricionistas, até medidas como a recomendação de repouso absoluto.

Grávida segurando a barriga

As participantes também receberam sete materiais educativos, em formato de ebooks, com informações sobre alimentação, auto-imagem, mudanças registradas nos diferentes ciclos da gestação e o papel do pai no cuidado com o bebê.

O Programa de Atenção Integral da Gestação ao Pós-Parto é um dos principais programas da AsQ , empresa especialista em saúde corporativa que presta serviços para outras empresas fazerem a gestão da saúde dos colaboradores com resultados de economia e eficiência.

Avanços no Brasil

Segundo dados do relatório da Organização Mundial da Saúde -OMS em maio de 2023, o Brasil está entre os 10 países que conseguiram reduzir a taxa de prematuridade de forma mais rápida na última década. Em 2010, cerca de 12% do total de nascimentos acontecia de forma precoce. Esse número passou para 11,1% em 2020.

O bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez - uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas. Estima-se que 13,4 milhões de bebês nasceram prematuros só em 2020, com quase 1 milhão de mortes ocorrendo por complicações relacionadas com o parto precoce.

O relatório da OMS destaca ainda a conquista brasileira da ampliação da licença-maternidade para mulheres cujos bebês ficam internados após o nascimento. A chamada “licença estendida” define que a licença-maternidade de 120 dias passe a contar após a alta hospitalar. Em agosto de 2023, a prorrogação também passou a ser concedida ao salário-maternidade.

O dado negativo é que o Brasil aparece ainda como o segundo país com maiores taxas de cesarianas, que representam mais da metade dos nascimentos (55,7%), ficando atrás apenas da República Dominicana (58,1%).

O relatório “Nascido cedo demais: década de ação contra o parto prematuro”, está disponível aqui

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

A gente faz melhor aquilo que a gente treina

Saiba como evitar a chamada Síndrome da Distração, que já afeta pessoas de todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Jogos de aposta criam situação patológica

Conforme pesquisa, 10,9 milhões de brasileiros já apresentam sintomas de dependência em jogos de aposta, entre eles os Bets

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novidades em filtro de barro

A melhor opção para filtragem da água agora tem assinatura gaúcha

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail