Lancheira saudável
A diversidade de alimentos deve estar presente numa lancheira saudável

2 min de leitura
Frutas devem ser a estrela das lancheiras que acompanham os alunos à escola, ou mesmo jovens e adultos na faculdade e trabalho. Além de lindas e deliciosas, as frutas fornecem vitaminas, fibras e minerais que colaboram para regular o organismo e proteger o nosso corpo contra doenças e viroses.
Mas, para compor uma lancheira equilibrada, as frutas devem vir acompanhadas de outros alimentos.
O ideal é fugir dos alimentos industrializados e ultraprocessados. Significa dizer alimentos com mais cascas e menos embalagens. Selecione pelo menos um alimento de cada grupo e monte o seu cardápio:
Alimentos construtores – responsáveis pela formação e construção do nosso corpo. Englobam as proteínas em geral: leites, iogurtes, queijos brancos e ovos.
Alimentos reguladores – frutas e vegetais ajudam na imunidade e na formação dos ossos. Dê preferência para as frutas orgânicas e da estação. Vegetais: cenoura, tomatinhos, pepino, entre outros.
Alimentos energéticos – grupo constituído pelos carboidratos em geral: bolos caseiros, pães, granola, pipoca, biscoitos caseiros, tapioca, entre outros.
Não esqueça das bebidas: leite puro, leite com cacau, leite batido com frutas, água (pode ser saborizada, com frutas e folhas), chá sem cafeína (camomila, erva-doce, capim-cidreira) e/ou suco de frutas da estação.
Com esses elementos presentes abrir a lancheira será uma festa deliciosa e nutritiva.
Sugestões de cardápio*
Confira alguns lanches com um alimento de cada grupo:
SUGESTÃO 1
· Milho verde
· Cenoura
· Ovo
· Goiaba
· Leite
SUGESTÃO 2
· Pãozinho de frigideira com mussarela
· Pepino
· Cenourinhas
· Tomatinhos
· Queijo branco
· Tangerina
· Chá
SUGESTÃO 3
· Pipoca
· Cenourinhas
· Tomatinhos
· Requeijão
· Ameixa
· Chá quentinho
SUGESTÃO 4
· Biscoitinhos de queijo
· Goiaba
· Cenourinhas
· Tomatinhos
· Leite batido com banana
*Fonte: site Brasil Escola