Cuide da pele no verão

Fundamental para manter a saúde e o bem-estar

Redação NBE

Redação NBE

06/02/2023
Cuide da pele no verão Adobe Stock/NBE

2 min de leitura

Um adulto perde cerca de dois litros de água por dia com suor, urina e fezes.

No verão, esse processo pode ser maior, já que o calor intenso favorece a transpiração, contribuindo para a perda de líquidos e nutrientes.

Para manter a saúde em dia, o viço da pele e garantir o correto funcionamento do organismo, é necessário repor a quantidade de líquido perdido. A recomendação é válida tanto nos momentos de lazer quanto na rotina doméstica ou de trabalho.

Além dos aspectos internos, a falta de hidratação no verão também pode se manifestar na aparência, com pele, cabelos e unhas ressecadas. No caso da pele, se ela for mais sensível, isso pode ocasionar irritação e alergias.

Dicas para manter a hidratação

Muitas pessoas imaginam que basta beber água para manter a hidratação no verão, mas ainda há outras dicas que podem ajudar nesse desafio. Veja a seguir!

1. HIDRATE-SE COM LÍQUIDOS E ALIMENTOS

A água é a principal fonte para matar a sede, hidratar o corpo e garantir a boa aparência da pele e do cabelo. Por isso, a recomendação é beber em média dois litros por dia. Mas ela não é a única opção. Você pode investir em água coco, sucos naturais e em frutas e legumes com grande presença de água, como a melancia e o pepino. Além de hidratar, esses alimentos fornecem outros componentes significativos para o organismo, como cálcio e potássio.

O mesmo não vale para bebidas industrializadas, a exemplo de sucos e refrigerantes, que não substituem a hidratação com água. Portanto, é imprescindível ter sempre uma garrafa do líquido por perto, especialmente nos dias de calor intenso.

2. EVITE FICAR MUITO TEMPO AO SOL

Ficar muito tempo no sol ou em um ambiente muito quente favorece a transpiração e a desidratação, além de provocar o envelhecimento precoce da pele. A dica é evitar a situação e procurar locais com sombra ou com refrigeração.

O uso do protetor solar é essencial para proteger a pele de danos causados por raios solares. Além disso, você pode utilizar barreiras físicas como chapéu e blusa.

3. NÃO EXAGERE NO CONSUMO DE ÁLCOOL

O verão, geralmente, vem acompanhado de férias, momentos de lazer, festas com amigos/ família e happy hour com colegas de trabalho, o que pode contribuir para um aumento no consumo de álcool.

Os momentos de lazer e descontração são essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida. Contudo, procure não exagerar no consumo de bebida alcoólica, pois ela tem efeito diurético, ou seja, gera maior eliminação de líquidos.

4 UTILIZE PRODUTOS HIDRATANTES

A estação é caracterizada por uma maior exposição ao sol e ao ar condicionado, além de idas mais frequentes a praias e piscinas, o que contribui para o ressecamento do corpo.

Para a hidratação do corpo, opte por cremes com ureia, calêndula ou extrato de camomila na composição, pois esses ativos impedem a desidratação da pele.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Feijão, feijão, feijão

Familiar e universal

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Você conhece os superalimentos?

Deliciosos e aliados para perder peso

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Escola precisa promover a alimentação saudável

Idec orienta para promover a saúde

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail