Caldo de missô é ideal para o inverno
Sabor e saúde que vem do outro lado do mundo. Saiba como usar o missô

1 min de leitura
Típico da culinária japonesa, o missô é usado para incrementar diferentes receitas: em sopas – em especial a tradicional Missoshiro -, saladas, molhos e, inclusive, como parte do desjejum, especialmente nesta época de inverno. Sua propriedade yang ajuda o organismo a equilibrar-se para o clima frio e úmido.
O Caldo de Missô pode substituir o café da manhã. Em uma xícara de água quente, dissolva uma colher (de café) de missô. Aos poucos você vai modulando a quantidade e o sabor.
Dê preferência para o missô orgânico da Família Hattori que você encontra nas feiras ecológicas e em lojas especializadas.
Origem
O missô é obtido no processo de fermentação dos grãos da pasta de soja, que origina probióticos e enzimas muito importantes para manter a saúde do intestino, auxiliando inclusive na recuperação da flora intestinal. Fortalece o sistema imunológico e contém grande quantidade de vitaminas, como A, E, K e complexo B, principalmente B2 e B12.
Por conter fibras, minerais e antioxidantes o missô também promove um detox no organismo, eliminando o excesso de toxinas e substâncias nocivas que vão se acumulando em órgãos como fígado e rins.
Mas atenção: o missô é rico em sal e deve ser consumido com moderação para seu melhor benefício.