Turbine sua imunidade

Alguns alimentos não podem faltar em tempos de baixas temperaturas

Redação NBE

Redação NBE

18/04/2022
Turbine sua imunidade Adobe Stock/NBE

2 min de leitura

A chegada do outono traz consigo as baixas temperaturas e a necessidade de aumentar a imunidade. A boa saúde é resultado de uma porção de fatores, tais como sono adequado, atividade física e outros, mas uma alimentação equilibrada é fundamental nesta época.

Atente aqui para alguns alimentos que são grandes aliados para evitar gripes, resfriados e outras doenças típicas desta época do ano.

Gengibre

O gengibre auxilia nas defesas do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco ou para fazer chá. Além disso, é possível usar em sopas, feijões e molhos.

Castanha-do-pará

A castanha-do-Pará é rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.

Batata Yacon

A batata yacon contém frutooligossacarídeos (FOS) importantes para a saúde intestinal, e consequentemente, para imunidade.

Açafrão

Essa raiz tem propriedades anti-inflamatórias, diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura, previne o diabetes, protege o coração, diminui o risco de câncer, além de nibir o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças.

Vegetais verde-escuros

Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções, participando da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Frutas Cítricas

Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades anti-inflamatória, aumentando a imunidade.

Alho

Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para temperar o tofu, por exemplo.

Cebola

A quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas. Use sempre em temperos ou crua na salada.

Lichia

Rica em vitamina c, auxilia na imunidade e tem propriedades anti-inflamatórias. recomenda-se o consumo de uma porção (cerca de 100 gramas) por dia.

Prato com diversas lichias

Iogurte Natural

O iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. O alimento também ajuda no controle do sobrepeso e obesidade.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Shambala comemora 35 anos no mercado natural

Empresa está entre as pioneiras do país

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Saúde Mental materna importa

Movimento realiza ações de conscientização

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novidade na Serra

Centro de Educação em Odontologia é inaugurado

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail