Amargo e amado

Amargo, meio amargo, ao leite, branco, diet, light. O chocolate é, sem dúvidas, um dos alimentos mais amados e consumidos no mundo. Para o bem e para o mal.

Redação NBE

Redação NBE

12/08/2021
Amargo e amado Freepik/NBE

2 min de leitura

Em barras ou em formatos, esse doce (maravilhoso) produzido a partir do cacau conta com fãs apaixonados, mas é preciso usar a razão quando o assunto é chocolate & saúde.

PARA O BEM

O chocolate apresenta polifenóis, tais como os flavonoides, que possuem propriedades antioxidantes e, portanto, causam benefícios ao sistema cardiovascular, entre eles a redução da oxidação do LDL (mau colesterol), diminuição da resposta inflamatória e de risco de formação de placa de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, os flavonoides provocam aumento do fluxo sanguíneo e redução da pressão arterial.

Tem em sua composição o aminoácido triptofano, responsável por estimular a ativação da serotonina e da dopamina, que estão relacionadas com a melhora no estado de humor e com a diminuição da depressão e da ansiedade. O chocolate também estimula a liberação de endorfina no cérebro, que proporciona sensação de prazer e aumenta a disposição mental.

PARA O MAL

Em algumas pessoas, sua ingestão, mesmo em pequenas quantidades, pode provocar enxaqueca e problemas gastrointestinais, como a diarreia.

O consumo abusivo pode levar não só ao excesso de peso, como também à elevação da pressão arterial, taxas altas de glicose sanguínea, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, entre outras enfermidades.

DIFERENCIAIS

O chocolate amargo apresenta maior quantidade de polifenóis quando comparado aos outros tipos, por isso, traz mais benefícios. Já o chocolate branco, que não é feito da semente do cacau e sim da manteiga de cacau, é bastante prejudicial, uma vez que é rico em gordura e açúcar.

Dessa forma, os chocolates mais saudáveis são os que possuem uma maior quantidade de cacau, como o amargo e o meio amargo, com pelo menos 70% de pó de cacau em sua composição.

O chocolate “diet” apresenta grande quantidade de calorias, diferenciando-se apenas por não possuir açúcares, sendo recomendado apenas para diabéticos. Para aqueles que desejam ingerir menos calorias, o indicado é o chocolate light.

EXAGEREI, E AGORA?

Melhor o peso rápido na consciência do que o peso permanente na balança. O corpo sabe lidar com pequenos exageros de vez em quando, mas é preciso tomar providências urgentes para aliviar o organismo das calorias extras. Algumas dicas:

  • Suco de um limão - a fruta tem poder adstringente, limpando o organismo das toxinas do chocolate. Maracujá também é uma opção. Sem açúcar, é claro.
  • Aumente a ingestão de salada de folhas, frutas e legumes. Mantenha uma dieta leve.
  • Exercícios físicos são sempre recomendáveis, de preferência acompanhados de um profissional habilitado.

CONSUMA COM MODERAÇÃO

Apenas 30g por dia, o que equivale a uma barra pequena. Passando disso, o consumo diário não é recomendado, pois pode resultar em problemas de saúde.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

A gente faz melhor aquilo que a gente treina

Saiba como evitar a chamada Síndrome da Distração, que já afeta pessoas de todas as idades

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Jogos de aposta criam situação patológica

Conforme pesquisa, 10,9 milhões de brasileiros já apresentam sintomas de dependência em jogos de aposta, entre eles os Bets

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Novidades em filtro de barro

A melhor opção para filtragem da água agora tem assinatura gaúcha

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail