Na Terra das Crianças

Projeto TINI desenvolve com as crianças a empatia por todas as formas de vida

Redação NBE

Redação NBE

07/10/2021
Na Terra das Crianças Adobe Stock/NBE

5 min de leitura

“Era uma vez, há muito tempo atrás e ao mesmo tempo agora, a recém-nascida: Terra das Crianças.”*

O jardim na casa da vó marcou a infância e a vida do educador peruano Joaquín Leguía. Ali, junto com seu irmão, viveu aventuras incríveis na companhia dos seres da natureza e compreendeu que “somos todos um neste mundo e que tudo que fazemos às pessoas à nossa volta e à natureza, fazemos a nós mesmos, também”.

O menino cresceu e o aprendizado da infância trouxe o desejo de criar um movimento para que as crianças de todo o mundo pudessem crescer em contato com a natureza e desenvolvessem empatia por todas as formas de vida.

“À medida que me tornei adulto fui me dando conta da degradação e destruição que ocorrem hoje em nosso planeta e de que tecnologia e dinheiro não são suficientes para resolver essas questões. Por quê? Porque todas as nossas ações estão vinculadas aos nossos valores, que se concretizam em nós durante a nossa infância, até uns 12 anos de idade”, declarou Joaquín Leguía para o portal Ciclo Vivo.

Terra das Crianças

Menino observando uma borboleta através de uma lupa

Pensando em compartilhar a experiência da sua infância, o educador criou o conceito de TiNi -Tierra de Niñas, Niños y Jóvenes (Terra de Meninos, Meninas e Jovens).

Conforme o projeto TiNi, as crianças recebem uma porção de terra e dão um nome a ela. São necessários, pelo menos, três vasos de plantas ou um canteiro de meio metro quadrado. A criança decide o que fazer ali e como utilizá-la e é convidada a adotar novos hábitos e práticas, desenvolvendo a empatia por todas as formas de vida.

A ideia é que se conectem com a natureza de modo lúdico e afetivo e, a partir do contato, elas tomem as decisões, para que aprendam com suas ações. Ao cultivarem a vida, geram bem-estar para si mesmos, para outras pessoas e para a natureza.

Nessa convivência, as crianças aprendem a respeitar a natureza e se desenvolvem como agentes de transformação para um mundo mais amoroso, saudável e sustentável.

Gisele Bündchen

Seu lindo projeto ultrapassou as fronteiras do Peru e encanta e transforma crianças em países como Equador, Bolívia, Costa Rica, Indonésia e Japão.

No Brasil chegou através do programa Criança e Natureza do Instituto Alana e pelas mãos de ninguém menos do que a super modelo Gisele Bündchen que, à parte das passarelas e da fama, cultiva uma vida de simplicidade junto aos filhos pequenos, procurando transmitir a eles o encanto da sua infância em Horizontina, no interior do Rio Grande do Sul, recheada de brincadeiras junto à natureza.

Natureza e desenvolvimento

Crianças posando para uma foto

A infância saudável não deve prescindir do contato com a natureza. Na natureza a criança é estimulada a explorar situações e espaços novos, a desenvolver sua motricidade, a compreender melhor sobre a diversidade e o ciclo da vida e a utilizar os sentidos de uma forma nova e intensa. Por exemplo:

- Tato - pisar descalço na grama ou na areia, tocar nas árvores, molhar os pés na água, sentir as diferentes texturas e temperaturas...

- Olfato - sentir o cheiro das árvores, das flores, das terras, dos bichos...

- Visão – a visão é ampliada para além dos espaços fechados e para além da luminosidade limitada. A intensidade e a diversidade das cores são realçadas ao ar livre.

Outras Vantagens

O contato com a natureza contribui com o bem-estar físico, emocional e social, colaborando para prevenir quadros de obesidade infantil, depressão, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade. Estimula o convívio social, a prática de exercícios físicos e a preservação do meio ambiente, bem como hábitos saudáveis em geral.

Conviver com a natureza também ajuda a melhorar o sistema imunológico, já que o contato com a terra e com os animais estimula o corpo a produzir novos anticorpos.

Estar na natureza proporciona experiências importantes para o desenvolvimento, como situações imprevistas e desafiadoras que estimulam a resolução de problemas e a resiliência, e a utilizar diversas habilidades importantes, como a criatividade, a curiosidade, a atenção, a percepção, o pensamento, entre outras funções cognitivas.

*Do livro Tinis -Terra das Crianças

No portal Tinis você encontra o Guia Para Pequenos Criadores de Tinis, o livro Tinis -Terra das Crianças e uma série de materiais, livros para download gratuito, vídeos e cursos para educadores.

Não deixe de brincar

Coisas simples podem ser muito divertidas. Experimente:

Muitas crianças permaneceram tempo demais em ambientes fechados durante a pandemia e/ou no período do inverno. Com a chegada da Primavera, é hora de driblar o déficit de natureza e desenvolver atividades ao ar livre. Veja algumas sugestões:

• Inclua a natureza em suas atividades de lazer: ir à praia, fazer trilha, acampar, conhecer cachoeiras, contemplar o pôr do sol, conhecer novas paisagens...

• Convide para caminhadas e para andar de bicicleta.

• Estimule a prática de plantio de flores e alimentos.

• Adote uma praça ou mesmo um canteiro.

Micro-excursão* - Cerque com barbante um pequeno espaço de 1m² e forneça para cada criança uma lupa. Deitados de bruços, os excursionistas analisam cada centímetro, examinando pequenas maravilhas da natureza como a luz sobre uma folha de grama com gotas de orvalho, formatos, besouros coloridos, formigas trabalhando...

Que animal sou eu?* – Prenda com uma fita adesiva a figura de um animal nas costas de uma das crianças, mas não deixe que ela veja a figura. Peça-lhe que fique de costas para o grupo, de forma que todos possam ver em qual animal “ela se transformou”. Ela irá fazer perguntas para descobrir quem é. Os demais participantes só podem responder “sim, não ou talvez”.

*Do livro Brincar e Aprender com a Natureza, de Joseph Cornell

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

A Agroecologia está em festa

Nos dias 25 e 26 de outubro, evento do Centro Ecológico comemora 40 anos difundindo preservação ambiental e justiça social

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Dia Nacional da Agroecologia reforça importância do setor na agricultura

A data homenageia o nascimento de Ana Maria Primavesi, uma das precursoras na agroecologia no Brasil

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Campanha nacional do Ministério Público foca no enfrentamento das mudanças climáticas

Medida faz parte da agenda preparada para a COP30, lançando um portal com informações sobre as ações realizadas pelo órgão

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail