Sustentabilidade na prática com castanha-do-Brasil

Cooperacre responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país

Redação NBE

Redação NBE

06/12/2023
Sustentabilidade na prática com castanha-do-Brasil Sistema OCB

2 min de leitura

Enquanto os líderes mundiais discutem medidas futuras para a preservação ambiental, a COOPERACRE - Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre – mostra na prática como é possível gerar renda e crescimento econômico na Amazônia sem derrubar nenhuma árvore.

A castanha-do-Brasil é uma das maiores identidades da Amazônia e a Cooperacre é, atualmente, responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país.

Sobre a Cooperacre

Sediada em Rio Branco, a capital acriana, a cooperativa se tornou referência mundial na produção de castanhas, apostando na sustentabilidade. O reconhecimento é fruto do trabalho que a entidade vem desenvolvendo para desvencilhar o produtor extrativista de intermediários e buscar melhores mercados que valorizem os produtos da floresta em pé.

Parceira do Fundo Amazônia, a Cooperativa conta com mais de 2.500 famílias cooperadas, reúne 12 cooperativas e 25 associações comprometidas com a proteção do meio ambiente e o progresso econômico sustentável que melhora a vida das comunidades.

Saca de castanhas-do-pará

A Cooperacre trabalha com uma tradição de produção florestal sustentável e modernização da cadeia produtiva da castanha, produto responsável pela maior parte da produção da cooperativa, assim como da renda dos cooperados.

As castanhas são ricas em proteínas e selênio, são totalmente orgânicas e livres de qualquer tipo de toxina. Com isso, o produto atende à crescente demanda por produtos orgânicos e garante a credibilidade exigida pelas grandes indústrias alimentícias mundiais.

A fim de potencializar ainda mais sua atividade, a entidade emprega tecnologia e inovação no processo de beneficiamento das castanhas. As cascas também são usadas para produzir o biocombustível empregado na própria atividade industrial, tornando o processo industrial ainda mais limpo.

A Shambala Naturais – empresa fundada pelo gaúcho Constantino de Freitas e sediada em Gravatal (SC) - também comemora a distinção, já que a COOPERACRE é um de seus fornecedores de castanhas-do-Brasil, o que vem ao encontro de seu comprometimento com a sustentabilidade.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Artflor amplia ações para divulgar terapias florais

Nova diretoria da entidade planeja retomar os encontros regionais e ampliar inserção da terapia floral no âmbito do SUS

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Fraternidade e Amizade social é o tema da Campanha da Fraternidade 2024

A Campanha da Fraternidade é um modo brasileiro de celebrar a Quaresma, preparativa para a Páscoa – passagem da morte para a Vida.

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A importância de incentivar o hábito da leitura em crianças e adolescentes

Criar o hábito da leitura em crianças e adolescentes é um desafio que vale a pena encarar, principalmente em tempos de celulares e redes sociais

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail