Sustentabilidade na prática com castanha-do-Brasil

Cooperacre responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país

Redação NBE

Redação NBE

06/12/2023
Sustentabilidade na prática com castanha-do-Brasil Sistema OCB

2 min de leitura

Enquanto os líderes mundiais discutem medidas futuras para a preservação ambiental, a COOPERACRE - Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre – mostra na prática como é possível gerar renda e crescimento econômico na Amazônia sem derrubar nenhuma árvore.

A castanha-do-Brasil é uma das maiores identidades da Amazônia e a Cooperacre é, atualmente, responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país.

Sobre a Cooperacre

Sediada em Rio Branco, a capital acriana, a cooperativa se tornou referência mundial na produção de castanhas, apostando na sustentabilidade. O reconhecimento é fruto do trabalho que a entidade vem desenvolvendo para desvencilhar o produtor extrativista de intermediários e buscar melhores mercados que valorizem os produtos da floresta em pé.

Parceira do Fundo Amazônia, a Cooperativa conta com mais de 2.500 famílias cooperadas, reúne 12 cooperativas e 25 associações comprometidas com a proteção do meio ambiente e o progresso econômico sustentável que melhora a vida das comunidades.

Saca de castanhas-do-pará

A Cooperacre trabalha com uma tradição de produção florestal sustentável e modernização da cadeia produtiva da castanha, produto responsável pela maior parte da produção da cooperativa, assim como da renda dos cooperados.

As castanhas são ricas em proteínas e selênio, são totalmente orgânicas e livres de qualquer tipo de toxina. Com isso, o produto atende à crescente demanda por produtos orgânicos e garante a credibilidade exigida pelas grandes indústrias alimentícias mundiais.

A fim de potencializar ainda mais sua atividade, a entidade emprega tecnologia e inovação no processo de beneficiamento das castanhas. As cascas também são usadas para produzir o biocombustível empregado na própria atividade industrial, tornando o processo industrial ainda mais limpo.

A Shambala Naturais – empresa fundada pelo gaúcho Constantino de Freitas e sediada em Gravatal (SC) - também comemora a distinção, já que a COOPERACRE é um de seus fornecedores de castanhas-do-Brasil, o que vem ao encontro de seu comprometimento com a sustentabilidade.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Mãos à obra

Uma nova onda de solidariedade se move agora para apoiar quem está voltando para casa

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Ajudas diversas focam na saúde mental

Aqui você encontra várias iniciativas de profissionais voluntários para ajudar os atingidos pela emergência climática

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A rede que balança o mundo

O que era para ser uma modesta ação em família resultou na doação de 42 mil litros de água mineral de Gravatal para o RS

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail