Parcerias valorizam o mercado de orgânicos e a agricultura familiar
O trabalho cooperativado da Shambala Naturais e as alianças que agregam competências se consolidam como estratégias bem sucedidas de negócios

2 min de leitura
Comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a valorização da agricultura familiar, a Shambala Naturais – indústria de produtos orgânicos, naturais e suplementos alimentares de Gravatal/SC - vem adotando, ao longo de sua história, uma série de iniciativas para impulsionar este mercado, valorizar o produtor local e as práticas agrícolas sustentáveis.
Em setembro de 2024, a marca anunciou uma parceria com a CooperAgreco - Cooperativa dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral, no município de Santa Rosa de Lima, sul de Santa Catarina.
Santa Rosa de Lima, onde estão os agricultores da Agreco, é também conhecida por seus atrativos turísticos. Foto: Portal de Turismo Santa Rosa de Lima
Com o acordo, a Shambala investe nos insumos necessários à produção e comercializa, com exclusividade, todos os produtos orgânicos das agroindústrias da Agreco, como geleias, mel, molhos de tomate e outros.
Negócios e Inovação
Outra importante iniciativa, capitaneada pela Shambala e Inovasul, foi a Rodada de Negócios e Inovação na Agricultura Familiar e Produção de Orgânicos, que reuniu – no último dia 13 de fevereiro – cooperativas e associações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Em conjunto com a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Cresol (Cooperativa de Crédito) e representantes dos poderes públicos, o grupo discutiu as possibilidades de construção de agroindústrias e redução de impostos para a agricultura familiar.
No norte do país, a Shambala também comemora os frutos de outra parceria, desta vez envolvendo a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre).
O círculo virtuoso envolveu a Cooperativa, a Shambala e o Grupo Amaggi (Cuiabá/MT).
CEO da Shambala Constantino de Freitas, primeiro à esquerda na foto, participou da Roda de Negócios e Inovação em Agricultura Familiar e Produção Orgânica, com a presença de cooperados e representantes governamentais e de entidades. Foto: Associação de Moradores e Proprietários da Montanha São Miguel
A Shambala se comprometeu com a aquisição e comercialização de 180 toneladas de castanhas da cooperativa, em 2024, valorizando o trabalho das comunidades que mantêm a floresta em pé.
Como resultado desta ação, 130 produtores agroextrativistas foram beneficiados e receberam, no início de janeiro de 2025, uma bonificação de R$ 274 mil, referente ao pagamento de serviços socioambientais pela produção de castanha do Brasil.