Escola promove conexão profunda com a natureza
Criada em Viamão, a Escola Rural Estrela da Terra se orienta pelo tripé educação, saúde e agricultura

2 min de leitura
Em 2020, durante a pandemia, um grupo de famílias e docentes que já enxergavam na Pedagogia Waldorf caminhos para uma educação humanizada, questionaram-se sobre qual seria a melhor forma de retomar às atividades escolares.
Em meio à muitas incertezas, havia um grande entusiasmo em viver um “novo normal” trazendo mais saúde para as crianças.
Foi assim que surgiu o projeto piloto, que em 2023 tornou-se a Escola Rural Estrela da Terra, em Viamão, uma escola fundamentada na Pedagogia Waldorf que nasce com um compromisso de contribuir para a conexão profunda das crianças e famílias com a natureza e para atenuar os impactos oriundos da crise climática.
Escola Rural Estrela da Terra
“Acreditamos que preservar ou regenerar a natureza surge da vivência de se sentir parte dela. Ao respeitar a própria natureza da criança em contato com seu ambiente natural temos a grande oportunidade de potencializar processos de resiliência, para viver um futuro melhor”, diz Joselaine Fucks, professora e co-fundadora da Escola.
Vivenciar os ciclos da natureza, brincar e aprender com a terra, com a paisagem, sua fauna e sua flora, torna o currículo vivo e com sentido. Segundo Joselaine, os banhos de floresta são práticas realizadas regularmente com todas as turmas da Escola, além de uma relação íntima, honesta e ética com agricultores ecológicos da região, que, através de seu precioso trabalho com a Terra, nutrem todos os preparos alimentares da Escola.
“Outra prática importante que buscamos é reduzir drasticamente o consumo, na escola, quase tudo é feito à mão!Cadernos, pastas, mobiliário, brinquedos, utensílios… sem discursos ou teorias… apenas através da prática dos fazeres primordiais humanos, de onde surge o sentimento: olha o que sou capaz de fazer”, complementa.
A Escola Rural Estrela da Terra se orienta pelo tripé: educação, saúde e agricultura.A abordagem pedagógica é uma construção coletiva e consonante com as necessidades das crianças em tempos de tantas mudanças, de tantas crises.
Cuidar da infância, nesse contexto de mudanças climáticas é uma tarefa nova para as Escolas, mas uma tarefa mais que necessária que já é realidade na Escola Rural Estrela da Terra.
"O cuidado físico e psicológico das crianças está nas mãos de todos educadores e professores. Com muita arte cuidamos do ambiente interno humano, através dela, sensações e emoções podem ser canalizadas pela música, pintura, desenho, escultura, teatro, poesia… a expressão artística acalenta a alma humana e a faz esperançar", conta a professora.
Vivências ao ar livre, plantando e embelezando o espaço também geram bem estar e senso de pertencimento. “Isso conecta o humano ao todo. Tornamo-nos uno com a Terra. Isso precisa ser parte do currículo da atualidade: ser capaz de fazer com as próprias mãos, de transformar, de satisfazer-se com o simples, sutil e natural”, ensina Joselaine.